O sistema de Portaria Virtual tem se tornado conhecido em muitos condomínios; trata-se de um escritório a distância que diz fazer todo o trabalho de portaria. Promete economia ao demitir os porteiros. Porém, essa falsa economia já tem causado transtornos em muitos locais que contrataram o serviço, se decepcionaram, e agora tentam voltar a contratação tradicional, mas se encontram presos a contratos que os impedem.
Os maiores problemas são a vulnerabilidade do sistema, que falha com a instabilidade de internet e energia; o atendimento moroso; não recebe encomendas; não interage com crianças e idosos, pessoas que normalmente necessitam de apoio; não presta auxílio aos moradores; não fiscaliza a circulação de visitantes e, o pior, tem sido o maior alvo dos arrastões em condomínios.
Para as entidades participantes, além de todos os problemas, existem os que envolvem os funcionários: os porteiros, que são demitidos; os zeladores, que passam a acumular funções aos serem sobrecarregados devido a ausência do porteiro e muitas vezes não recebem por isso; e, para provar que os funcionários são insubstituíveis, muitas empresas ainda indicam a necessidade de contratação de um auxiliar de serviços gerais (alguém com salário inferior para desemprenhar as funções do próprio porteiro).
Confira todo o material em nosso site