A primeira assembleia da campanha salarial dos 12 mil servidores municipais estatutários e 4 mil aposentados de Santos para 2022, com data-base em fevereiro, já está marcada.
Será na quarta-feira da próxima semana, 27 de outubro, às 18h30, no salão de assembleias do Sintrasaúde, na avenida Ana Costa, 70. Mas ela terá uma prévia nesta segunda-feira (18).
Será às 19 horas, na ‘live’ do sindicato da categoria (Sindest), com transmissão pelo Facebook e Youtube. Seu presidente, Fábio Pimentel, pede que os servidores assistam e participem.
Dois anos e oito meses sem correção
“Embora não tenha caráter deliberativo, a ‘live’ pode ser uma espécie de assembleia, com o pessoal falando o que tem de falar e propondo reivindicações para a pauta da semana que vem”, diz.
O sindicalista lamenta que o funcionalismo esteja há dois anos e oito meses sem correção salarial. Ele atribui isso à “perversidade do prefeito anterior e do novo, além da legislação federal”.
Ele se refere a Paulo Alexandre e Rogério Pereira, ambos do PSDB, e à lei complementar 173-2020, de Jair Bolsonaro (sem partido). E diz que os servidores “precisam prestar atenção nas eleições”.
Mobilização evita arrocho
“Votar em partidos e políticos liberais, neoliberais ou ultraliberais sempre acaba mal para os trabalhadores públicos ou da iniciativa privada, cujos direitos são atacados por essa gente”, diz Fábio.
O presidente do Sindest recomenda também que os assalariados participem das campanhas salariais e demais atividades dos sindicatos. “Se houver mobilização, o arrocho se torna mais difícil”.
Nos próximos dias, a diretoria do sindicato colará cartazes convocatórios da assembleia nos locais de trabalho e conversará com os servidores sobre as perspectivas do movimento.