Os trabalhadores da Magnaghi, na zona sul de São José dos Campos, podem parar a produção da fábrica, caso a direção da empresa insista com os planos de não aplicar ao menos a inflação nos salários. Um aviso de greve foi protocolado nesta segunda-feira (20).
Na última rodada de negociação pela Campanha Salarial, a Magnaghi propôs zero de reajuste. Diante dessa afronta, hoje os metalúrgicos realizaram assembleias nos três turnos da fábrica, entraram em estado de greve e referendaram a decisão da assembleia geral da categoria, exigindo pelo menos a reposição da inflação (10,42%).
Após a mobilização, a empresa apresentou uma nova proposta, com 6,5% de reajuste, mas o índice ainda é insuficiente.
Acordos na categoria
Até agora, já foram celebrados 97 acordos na categoria, todos com reajuste salarial. Nas empresas que estão propondo o parcelamento da inflação, foi protocolado aviso de greve.
“Os salários dos brasileiros estão sendo corroídos a cada mês, com a alta do custo de vida. Nós não vamos aceitar essa situação absurda. Vamos mandar um recado a todos os patrões. A saída para nossa classe está na mobilização. Vamos à luta”, afirma o diretor do Sindicato Cristiano Souza.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos