Luta da categoria é por aumento rela dos salários, pela manutenção e ampliação dos direitos sociais e trabalhistas em Convenção Coletiva de Trabalho; nova fase do movimento sindical será tema de debate, nos dias 6 e 7 de fevereiro, entre os membros do Conselho Político Consultivo da FEQUIMFAR; encontro também acontece em Praia Grande SP; principal objetivo é avaliar e discutir os impactos da reforma trabalhista e determinar ações políticas e sindicais para fortalecer toda a estrutura sindical a fim de garantir e ampliar a luta da classe trabalhadora
Nesta semana, líderes da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), entidade filiada à Força Sindical e à CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico), e dos Sindicatos filiados estarão reunidos para o Seminário de Negociação Coletiva que vai traçar os rumos das Campanhas Salariais e Sociais dos trabalhadores no setor industrial farmacêutico e nas usinas e destilarias de produção de etanol.
Com data-base no primeiro semestre, as duas categorias de trabalhadores são as primeiras, neste ano, que estarão mobilizadas, intensificando as Campanhas Salariais e Sociais diante da nova realidade trabalhista. Em junho, são os trabalhadores no setores de instrumentos musicais e brinquedos, e em novembro, nos setores químico e plástico.
“Temos que manter a unidade de ação contra os impactos da reforma trabalhista nos direitos dos trabalhadores. Estamos na luta por medidas que fortaleçam as estruturas sindicais com o objetivo de equilibrar o processo de negociação coletiva, valorizando a autonomia das negociações e preservando direitos”, diz Sergio Luiz Leite, Serginho, Presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical.
Seminário de Negociação Coletiva
No dia 5 de fevereiro, as discussões serão voltadas ao setor de produção de etanol. Os dirigentes sindicais irão avaliar dados econômicos apresentados pelo DIEESE e deverão elaborar uma Pré-Pauta de Reivindicações da categoria. No dia 7 de fevereiro, é a vez de olhar para setor e também criar e avaliar estratégias para a negociação coletiva deste ano.
Bandeiras de Luta
- Manutenção e ampliação dos direitos sociais e trabalhistas
- Defesa do Emprego
- Reajuste Salarial
- Aumento Real e PLR
- Trabalho Decente
- Saúde e Segurança
- Qualificação Profissional
- Igualdade de Oportunidades
- Proteção a maternidade
- Fim do assédio moral e sexual
- Fortalecimento da Estrutura Sindical
Edson Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru e Região destaca que o setor químico é uma das primeiras categorias a iniciar as Campanhas Salariais. “Precisamos unir esforços a fim de fazer uma boa negociação e balizar os demais segmentos” diz Bicalho.
Jurandir Pedro de Souza, tesoureiro geral da FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos de Itapetininga e Região ressalta que a Federação dos Químicos junto aos Sindicatos filiados estão mobilizados para reivindicar a garantia de direitos em Convenção Coletiva. “Lutamos por reajuste salarial com aumento real, valorização do piso e PLR”, finaliza.
Serviço
Seminário de Negociação Coletiva
Local: Colônia de Férias dos Químicos
Av. dos Sindicatos, 326 – Vila Mirim
Praia Grande – SP
Nova fase do movimento sindical
Nos dias 6 e 7 de fevereiro, membros do Conselho Político Consultivo da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), entidade filiada à Força Sindical e à CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico) estarão reunidos em Praia Grande SP, para avaliar e discutir os impactos da reforma trabalhista e determinar ações políticas e sindicais para fortalecer toda a estrutura sindical a fim de garantir e ampliar a luta da classe trabalhadora.
No primeiro dia, Aldo Rebelo, ex-Deputado Federal e ex-Ministro da Defesa, estará presente debatendo com os dirigentes debatendo a atual conjuntura política do país.
Sergio Luiz Leite, Serginho, Presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, explica que neste ano, as atividades e ações dos trabalhadores e lideranças sindicais devem ser direcionadas para a mobilização, fortalecimento e negociação. “Vamos organizar e centralizar nossos esforços participando ativamente de todo o processo eleitoral de 2018, no objetivo maior de pautar os candidatos ao Governo com nossas reivindicações no campo trabalhista, sindical e previdenciário. Revisar a reforma trabalhista, fortalecer as estruturas sindicais e discutir uma nova proposta de reforma da Previdência são alguns pontos que devem ser esclarecidos e debatidos com os eleitores e sociedade”, destaca.
Serviço
Reunião do Conselho Político Consultivo da FEQUIMFAR
Data: 6 e 7/02
Horário: a partir das 9 horas
Local: Colônia de Férias dos Químicos
Endereço: Av. dos Sindicatos, 326 – Vila Mirim
Praia Grande – SP
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fequimfar