Por Carolina Maria Ruy
Mais do que o idioma, o professor Konrad Koch queria transmitir a alma da Inglaterra para seus alunos alemães. Para isto ele usou, como método educativo, um novo esporte criado pelos ingleses. Ganhando a confiança dos estudantes e vencendo, pouco a pouco, a resistência dos mais conservadores, Konrad consegue, enfim, introduzir o futebol na Alemanha.
Baseado em uma história real, Lições de um Sonho conta como o professor de inglês Konrad Koch, ao retornar de seus estudos na Universidade Oxford, Inglaterra, para a Alemanha, em 1874, usou o futebol como um instrumento pedagógico na transmissão de valores e regras aos seus alunos.
Na escola só para meninos em Braunschweing, onde lecionava, Koch enfrentou uma mentalidade de preconceitos e de discriminação social, repassada de geração a geração. A adoção do futebol por Konrad foi, desta forma, uma medida para envolver os alunos, buscando brechas para romper com o clima de hostilidade que pairava. Com isto ele poderia ensinar a língua inglesa e, ao mesmo tempo, dar lições de companheirismo, respeito e união aos garotos.
O filme mostra a força da escola e do esporte na habilitação e na inserção dos jovens na vida social. Esta fase escolar, entretanto, pode ter uma orientação segregacionista, com classes sociais rígidas que não se comunicam, ou pode ter uma orientação humanista, calcada no diálogo e na cooperação. Por meio desta complexa dinâmica, com progressos e regressos, as mentalidades evoluem e a sociedade se organiza. Nem sempre ganhando nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar.
Lições de um Sonho (Der ganz große traum)
Alemanha, 2011
Direção: Sebastian Grobler
Elenco: Daniel Brühl, Burghart Klaußner, Thomas Thieme, Justus von Dohnányi, Jürgen Tonkel, Vincent Kastner
Carolina Maria Ruy é jornalista e coordenadora do Centro de Memória Sindical. Do livro “O mundo do Trabalho no cinema”, publicado por Centro de Memória Sindical
Confira trailer: