Devido à pandemia da Covid-19 e necessidade de isolamento social, o novo formato virtual foi adotado já em 2020. O Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo tem realizado as assembleias por plataforma digital.
O evento terá participação de Antonio Corrêa de Lacerda, presidente do Conselho Federal de Economia; Renata Matsumoto, Auditora Fiscal do Trabalho; João Guilherme Vargas Netto, consultor sindical; e Antônio Augusto de Queiroz consultor político e membro do Diap.
O jornalista e coordenador da Agência Sindical, João Franzin, também participa. Ele diz: “A pandemia exige mais da comunicação sindical, especialmente pra manter próximas direção e base. Cresce a importância do manejo das redes sociais”.
Para Murilo Pinheiro, presidente do Seesp, o Seminário é uma iniciativa que se mostra pertinente pra alcançar as bases da negociação coletiva a cada ano. “É uma oportunidade de manifestar nossa disposição ao diálogo e, ao mesmo tempo, apresentar às empresas as expectativas da categoria”.
O dirigente ressalta que a participação de especialistas em cada área ajuda a traçar um panorama do cenário em que as negociações se darão. “É muito útil aos nossos dirigentes e aos representantes patronais. Devido à pandemia, obviamente, o seminário será na forma virtual, mas estamos certos que teremos, como sempre, uma reunião muito profícua”, garante.