O Instituto Butantan anunciou na sexta, 26 de março de 2021, que a partir da autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dará início aos testes com seres humanos da Butanvac, uma vacina totalmente produzida no Brasil contra a covid-19.
Vale lembrar que o Butantan é um laboratório público, o maior produtor de vacinas do País, e já produz, em parceria com a chinesa Sinovac, a Coronavac: uma das vacinas já disponíveis para imunização contra a covid-19 no Brasil.
Saudamos igualmente os pesquisadores da USP, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, envolvidos na pesquisa e na produção de outra vacina brasileira: a Versamune.
Em meio a tantas tragédias, estas notícias nos enchem de esperança, confiança e orgulho em nossos cientistas e pesquisadores que trabalham com total dedicação e confirmam a importância do Instituto Butantan, da USP e do serviço público de qualidade para a nação brasileira em todos os momentos de nossas vidas.
As vacinas são fundamentais para o controle da pandemia, assim como a continuidade das medidas de prevenção (uso de máscara, distanciamento social, higienização e álcool gel), os lockdowns organizados e os pontos que insistimos defender pelo bem do País: auxílio emergencial de R$ 600, programa de proteção ao emprego e à renda, apoio às micro, pequenas e médias empresas que geram emprego, solidariedade às populações socialmente mais vulneráveis e campanhas de arrecadação de alimentos contra a fome.
Que venham mais e mais vacinas contra a covid-19 e, assim por diante, contra as demais doenças!
Viva o conhecimento! Viva a ciência!
Miguel Torres, presidente da Força Sindical