No encontro, Valdevan afirmou que o sindicato realizará ações em todas empresas de ônibus a fim de solucionar as defasagens salariais e ajustar o Plano de Carreira de acordo com o Piso Salarial da categoria.
Ouvindo atenciosamente as reivindicações, esclareceu dúvidas e debateu temas importantes como: a conjuntura política e econômica do país no enfrentamento da pandemia do Covid- 19; alertou sobre possíveis demissões, principalmente, dos funcionários aposentados, caso seja mantida a redução da frota; pediu apoio e participação de todos na definição dos rumos da Campanha Salarial 2021; comentou sobre ações voltadas no setor de manutenção para solucionar e ajustar o Plano de Carreira, dentre outras demandas.
De acordo com o Secretário de Manutenção, Nailton Francisco de Souza (Porreta), desde que foi instituído o Plano de Carreira em 2016, as reclamações por falta critérios para avaliar e garantir promoções a centenas de funcionários têm se acumulado ao longo dos anos.
“Lutamos por esta questão por entender, que além do merecimento do conjunto destes profissionais, as duas grandes ambições do empregado é conseguir uma promoção e obter um aumento salarial. Com este importante apoio de Valdevan, queremos regularizar a situação daqueles que estão fora da função, equiparar salários defasados de todas funções, definir nomenclaturas e criar o piso mínimo de salário a ser pago no setor”, afirmou.
Segundo Nailton, no “Seminário de Planejamento de Ações do Sindmotoristas 2021”, que será realizado na próxima quinta-feira (18), a partir das 9h na sede da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviário no Estado de São Paulo (FTTRESP), serão apresentadas propostas que visam ajustar o quadro de carreira na manutenção por meiode de um plano de avaliação de desempenho que possa melhorar as condições de saúde e segurança no local de trabalho.
“Queremos retomar as negociações para aperfeiçoar e melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho, com investimentos em equipamentos de ferramentas de uso coletivo individual, a contratação de mais mão-de-obra onde existir defasagem, exigir aplicação de cursos, treinamentos e a construção de área de lazer nas garagens”, esclareceu.
Fonte: Sindicato dos Motoristas de São Paulo