Por Marcos Aurélio Ruy
Começou nesta sexta-feira (15), o My French Film Festival, um festival internacional de cinema francês, organizado pela UniFrance – entidade criada para divulgar o cinema francês no exterior –, está na sua 11ª edição, a primeira totalmente virtual e legendo em 10 idiomas.
Sem sair de casa por causa da pandemia, 33 filmes estarão à sua disposição pela internet, sendo 10 longas e 10 curtas na competição e 13 obras que não disputam a premiação. O festival vai até o dia 15 de fevereiro e pode ser assistido em sua plataforma totalmente de graça. Basta se cadastrar e aproveitar.
Cadastre-se e acompanhe o festival por aqui:
https://www.myfrenchfilmfestival.com/pt/
As obras foram divididas pelos temas: Forever Young (sobre as dificuldades enfrentadas pela adolescência e juventude no mundo contemporâneo); Crazy Loving Families (comédias variadas); True Heroines (destaca a atuação de mulheres e meninas pela igualdade de direitos na sociedade francesa); French Ghost Stories (filmes sobre fantasmas); On the Road (trata da migração de mulheres e homens que fogem de conflitos internacionais e migram para o cinema); Love is love (documentários sobre o amor); Kids Corner (filmes infanto-juvenis), New Horizons (obras experimentais).
O festival de cinema francês é uma grande oportunidade de fugir do lugar comum de filmes estadunidenses de baixa qualidade, de maneira geral, exibidos na televisão, muitos enlatados empurrados por Hollywood. inclusive a TV paga está nesse caminho. Também ajuda a ver como o cinema pode ajudar na compreensão da humanidade e da vida. Oportunidade que dura um mês.
Conecte-se
https://www.myfrenchfilmfestival.com/pt/newsitem?newsitem=15944
Vale ressaltar a importância de um sociedade que valoriza a sua cultura, e, sem querer se sobrepor, debater o mundo, as ideias e as saídas para os problemas nas telonas. Vale muito conferir.
Leia também: