PUBLICADO EM 04 de nov de 2020
COMPARTILHAR COM:

Após cinco semanas, propagação da covid-19 volta a subir no Brasil

Índice indica que transmissão está fora de controle; país registrou quase 12 mil novos pacientes em 24 horas

A propagação do novo coronavírus voltou a dar indícios de descontrole no Brasil após cinco semanas. De acordo com relatório do Imperial College de Londres, a estimativa de transmissibilidade ficou acima de 1 na última semana. Isso significa que cada 100 infectados podem contaminar mais de 100 pessoas e a relação segue crescendo a cada novo paciente.

O ritmo de contágio no Brasil não superava esse patamar desde setembro. O resultado atual não permite conclusões concretas sobre uma eventual nova tendência de maior velocidade na circulação do vírus. No entanto, vale ressaltar que o país tem índices de isolamento inferiores a 50% desde junho, segundo a startup de tecnologia e geolocalização Inloco.

Nesta terça-feira (3), o total de infectados pelo coronavírus desde o primeiro registro no Brasil chegou a 5.566.049 pessoas. Em 24 horas, desde a segunda-feira (2), foram confirmados 11.843 novos pacientes. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Ainda de acordo com o Conass, a covid-19 já matou 160.496 pessoas em território nacional. Mais de 240 óbitos foram registrados em um dia.

O que é o novo coronavírus

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Fonte: Brasil de Fato

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS