Por Leila De Oliveira – Realizado na segunda-feira, dia 9, o evento reuniu na sede da entidade, onde foi servido um café da manhã, diversas trabalhadoras e dirigentes sindicais, entre as quais Telma Cardia, presidente do Sinpospetro de Guarulhos/SP, e Sueli Camargo, presidente do Sindicato dos Frentistas de Sorocaba-SP. “A cartilha é uma mensagem às mulheres, mas também a todos os trabalhadores frentistas pois reúne informações comuns à luta da categoria, como a questão da melhoria das condições de saúde e segurança nos postos, entre outros”, disse Luís Arraes, presidente do Sinpospetro de Osasco e da Federação Estadual dos Frentistas – Fepospetro.
A cartilha: Produzida em parceria com o Ministério Público do Trabalho, a cartilha apresenta linguagem simples e direta, tornando compreensíveis a todas as mulheres as informações. Uma delas aborda os cuidados que devem ser tomados, principalmente pelas trabalhadoras gestantes e lactantes, para reduzir os riscos de contaminação pelo benzeno, substância cancerígena presente nos combustíveis.
O material explica também a importância dos exames periódicos e autoexames preventivos e reforça a proibição da prática de abastecer os veículos além do travamento automático da bomba. Amparada pela Lei Estadual 16.656/18, resultante da mobilização da categoria de todo o Brasil, a medida tem por objetivo proteger a saúde dos trabalhadores e consumidores, e também o Meio Ambiente.
Com tiragem de cinco mil exemplares, o material está também disponível, em quantidade limitada, aos dezessete sindicatos filiados da Fepospetro.
Fonte: Sindicato