Por Fábio Casseb
O encontro, promovido pelo Sindicato, tem como objetivo principal não só o debate, mas a reflexão debater sobre qual será o futuro dos trabalhadores. O evento conta com a participação de convidados da UAW, Dieese e IndustriAll Global Union como painelistas.
Mônica Velloso, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, vice-presidente da CNTM e presidente do Comitê de Mulheres da IndustriAll Global Union lembra que são muitos os ataques aos direitos dos trabalhadores e os desafios e estratégias para barra-los são combustíveis para reforçar ainda mais a organização do movimento sindical. “Devemos refletir sobre o futuro, sobre a estrutura de organização que queremos.
Através de vídeo conferência, Valter Sanches, da IndustriAll falou sobre estrutura sindical e reforçou que este é o momento ideal de discutir organização, tendo em vista os ataques que os trabalhadores de todo o mundo tem sofrido. “Sindicato é última barreira para defender os direitos dos trabalhadores”, afirma Sanches.
João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical, representa a Central no evento que avalia a iniciativa de forma muito positiva. “Este encontro possibilita que os ativistas sindicais conheçam outras experiências de estrutura e negociação sindicais, num momento em que se discute uma reforma da estrutura sindical no Brasil. O governo irá propor um novo modelo e temos que estar preparados para propor alternativas”, destaca Juruna.