PUBLICADO EM 15 de jan de 2026

Produção de veículos cresce 3,5% e alcança 2,64 milhões de unidades em 2025

A produção de veículos no Brasil cresceu 3,5% em 2025. Descubra os números que mantêm o Brasil entre os maiores produtores.

Produção de veículos cresce em 2025/Foto: Anfavea/Divulgação

Produção de veículos cresce em 2025/Foto: Anfavea/Divulgação

A produção brasileira de veículos — que inclui automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões — registrou crescimento de 3,5% em 2025, totalizando 2,64 milhões de unidades. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (15) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Segundo a entidade, o avanço foi puxado principalmente pela fabricação de veículos leves, resultado que mantém o Brasil entre os maiores produtores de automóveis do mundo. No mesmo período, as vendas internas somaram 2,69 milhões de unidades, alta de 2,1% na comparação com o ano anterior.

As exportações apresentaram desempenho ainda mais expressivo, com crescimento de 32,1%, alcançando quase 529 mil veículos embarcados ao longo do ano. Para o presidente da Anfavea, Igor Calvet, o balanço anual é positivo, embora abaixo das expectativas iniciais. “Esperávamos mais, mas não foi um ano ruim para o setor. Ainda assim, foi um ano com dados positivos”, afirmou.

Desempenho de dezembro

Em dezembro, os emplacamentos de veículos cresceram 17,1% em relação a novembro e 8,5% na comparação com o mesmo mês de 2024, com 279,4 mil unidades comercializadas. De acordo com a Anfavea, o resultado foi influenciado principalmente pelo elevado nível de estoques nas concessionárias.

As exportações, porém, tiveram forte retração no último mês do ano. Na comparação mensal, a queda foi de 47,7%, enquanto, em relação a dezembro de 2024, o recuo chegou a 38,1%, totalizando 18,7 mil unidades exportadas. Segundo Igor Calvet, este foi o pior desempenho mensal desde abril de 2020.

A produção também recuou em dezembro, com queda de 15,8% frente a novembro e de 3,9% na comparação anual. Ao todo, foram produzidas 184 mil unidades no mês.

Leia também:

STIAL conquista judicialmente reintegração de trabalhador com câncer

STIAL conquista judicialmente reintegração de trabalhador com câncer

COLUNISTAS

QUENTINHAS