PUBLICADO EM 13 de jan de 2026

Projeto Fênix, que já formou 83 turmas, planeja avançar em 2026

Saiba como o Projeto Fênix formou 69 turmas em 2025 e está preparado para avanços significativos em 2026.

O Projeto Fênix se destacou em 2025 com a formação de 69 turmas e a oferta de cursos especiais em 49 municípios.

O Projeto Fênix se destacou em 2025 com a formação de 69 turmas e a oferta de cursos especiais em 49 municípios.

Em 2025, o eixo “Educação” do Projeto Fênix formou 69 turmas, contra as 14 registradas em 2024, seu primeiro ano de atividade. É com o respaldo dessas 83 turmas (cerca de dois mil alunos) que a iniciativa pretende avançar ainda mais em 2026. Os alunos receberam os seus certificados em 49 municípios paulistas, alguns deles em mais de uma turma.

Os cursos oferecidos:

  1. Curso de Frente de Caixa – Técnicas em Sistema de Check-out.
  2. Curso de Logística em Supermercado e Técnicas de Prevenção de Perdas.
  3. Curso de Operação Logística em Armazém com Técnicas WMS.
  4. Workshop O Mestre das Vendas.

Realizado pela Fecomerciários em parceria com seus Sindicatos Filiados, o “Fênix” ganhou escala em 2025 com a ampliação dos cursos de Logística em Supermercado e Logística em Armazém ministrados por Jorge Piassentini, totalizando 40 turmas realizadas ao longo do ano, alcançando dezenas de cidades. A partir de setembro de 2025, passou a contar também com novas frentes: o workshop O Mestre das Vendas, conduzido por Irineu Fernandes, realizou 15 turmas, enquanto o curso de Técnicas de Frente de Caixa, com a Armelin Consultoria, somou 13 turmas, ampliando ainda mais o alcance do projeto.

Luciano

Diretor para Assuntos Trabalhistas e Jurídicos da Federação, Luciano Ribeiro (Itu), coordena o eixo “Educação” ao lado do diretor de Relações Internacionais, João Peres Fuentes (Bragança Paulista) e da Conselheira Fiscal, Rosana Alarcon (Fernandópolis).

Luciano diz:

“Semana passada, me reuni com os professores para planejar 2026. É planejamento, custeio e execução para que os Sindicatos tenham ferramentas reais de qualificação e fortalecimento da base”.

Ele gravou um vídeo sobre o tema que pode ser conferido nas redes sociais da Federação.

Motta

O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, diz:

“Gratuitos, esses cursos têm se consolidado no Estado. Contribuem com promoções, geram empregos formais e ajudam as empresas a suprir a escassez de mão de obra. É ótimo que vão avançar na base sindical comerciária neste ano”.

Leia tambem:

Cursos profissionalizantes na base comerciária tem aulas práticas e teóricas

COLUNISTAS

QUENTINHAS