PUBLICADO EM 21 de dez de 2025

Colunista: Márcio Ferreira

2025: um ano iniciado e encerrado na luta!

Em 2025, o Sintrabor lutou pelas reivindicações trabalhistas, pela isenção de imposto de renda para salários até R$ 5 mil e muito mais!

Marcio Ferreira dirigiu assembleias da Campanha Salarial do Sintrabor e colocou o fim da escala 6x1 entre as reivindicações

Marcio Ferreira dirigiu assembleias da Campanha Salarial do Sintrabor e colocou o fim da escala 6×1 entre as reivindicações

Trabalhadores e trabalhadoras, 2025 está chegando ao fim e, como diz o título deste editorial, começamos e seguimos o ano na luta.

Logo em fevereiro, o presidente Miguel Torres convidou este que vos escreve, representando o SINTRABOR, para um encontro na Força Sindical. Foi um momento importante, onde debatemos a situação política do Brasil e do mundo, os impactos para a classe trabalhadora e também a organização do 1º de Maio de 2025. Ali, já começávamos a nos preparar para os desafios que viriam.

E os resultados apareceram. No 1º de Maio, levantamos a bandeira da isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil. Essa luta virou conquista e redundou na lei que foi sancionada pelo presidente Lula em novembro e passa a valer a partir de janeiro de 2026.

No meio do ano, enfrentamos uma Campanha Salarial muito difícil no setor de Artefatos de Borracha. O patronal resistiu e dificultou ao máximo o fechamento dos acordos, mas com união, garra e determinação, conquistamos aumento real nos salários nos Acordos Coletivos. Como diz o presidente Miguel: “A luta faz a lei”, e fez de verdade.

A partir do 2º semestre intensificamos a luta para garantir a PLR em toda a categoria e, segundo avaliações preliminares, obtivemos resultados muito positivos. Outro objetivo alcançado foi a filiação ao DIESAT, reafirmando o compromisso do nosso Sindicato com a saúde e segurança do trabalhador borracheiro.

Para encerrar 2025, realizamos assembleias nas empresas do setor das Pneumáticas para a Campanha Salarial 2026. Os trabalhadores e trabalhadoras aprovaram a antecipação das negociações, mostrando que a luta já começa cedo no próximo ano.

Por isso, aproveitem as férias. Em breve teremos mais um grande desafio pela frente, e eu confio plenamente na força, na mobilização e na luta dos trabalhadores e trabalhadoras da borracha.

2025: UM ANO INICIADO E ENCERRADO NA LUTA!

Márcio Ferreira é presidente do Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo e Região, Sintrabor

Banner


COLUNISTAS

QUENTINHAS