
No mês de prevenção, conheça os sinais, riscos e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Dentro do mês de prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul, a Fecomerciários e seus 72 Sindicatos Filiados reproduzem alertas sobre mitos e verdades relacionados à doença, elaborado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).
Leia orientações completas em Instituto do Câncer.
Verdades
O câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial? A doença não causa sintomas no começo de seu desenvolvimento, por isso, a partir dos 45 anos, é importante consultar um urologista regularmente. Descobrir a doença em um estágio inicial possibilita tratamentos menos agressivos, com alto índice de cura e mais qualidade de vida aos pacientes.
Possuir parentes de primeiro grau com a doença aumenta o risco? O histórico familiar é um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata.
O toque retal é importante para diagnosticar a doença? É. Ele é realizado pelo médico para identificar áreas endurecidas na próstata e outras alterações que podem ser suspeitas de câncer.
Mitos
Afeta apenas homens idosos? O câncer de próstata também pode afetar homens jovens.
Segurar o xixi é um fator de risco? Não. No entanto, prender a urina pode aumentar o risco de infecções urinárias e doenças vesicais.
O exame de PSA diagnostica câncer de próstata? A confirmação do diagnóstico é feita através da biópsia, após o exame de toque retal. O PSA deve ser realizado em conjunto com o toque retal.
Motta
O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, diz:
“Homem consciente é homem com saúde. Vivenciamos o Novembro Azul para conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata!”.
Leia também:





























