PUBLICADO EM 17 de nov de 2025

Trump intensifica sua punição cruel ao povo americano

Entenda como as ações do presidente Trump afetam o povo e os trabalhadores americanos.

Povo americano é prejudicado por Trump. Pessoas aguardam em fila para receber comida gratuita no banco de alimentos da World of Life Christian Fellowship International, no bairro do Bronx, em Nova York. John Udo-Okon via AP

Povo americano é prejudicado por Trump. Pessoas aguardam em fila para receber comida gratuita no banco de alimentos da World of Life Christian Fellowship International, no bairro do Bronx, em Nova York. John Udo-Okon via AP

Por John Wojcik

Enquanto constrói seu salão de baile luxuoso e envia um resgate de 80 bilhões de dólares ao líder de direita da Argentina, o presidente Trump — em vez de liberar o auxílio alimentar do SNAP determinado pela Justiça para americanos famintos — adicionou insulto à injúria ao criar condições que podem impedir milhões de pessoas de ver familiares e amigos nesta temporada de festas.

Redução de voos

No final de outubro, funcionários federais, sob ordens de Trump, começaram a reduzir o número de voos nos aeroportos mais movimentados do país (1). A redução inicial de 4% já está causando caos de costa a costa; na próxima semana, os cortes vão aumentar para 10% dos voos.

A administração afirma que sua ação vai “aliviar a pressão” sobre os controladores de tráfego aéreo, que estão trabalhando há cinco semanas sem receber salário devido ao fechamento do governo imposto por Trump.

A solução simples e humana para o problema dos cupons de alimentação é, claro, obedecer às ordens dos dois juízes e pagar integralmente os benefícios. Normalmente, um em cada oito americanos recebe essa ajuda alimentar.

Quanto aos controladores de tráfego aéreo, eles enfrentam pressão por falta de pessoal muito antes do fechamento do governo, agora em seu 37º dia. A situação só piorou quando os salários cessaram, mas eles foram obrigados a continuar trabalhando.

Medida terá impacto na vida do povo

Os cortes nos voos de passageiros a partir foram anunciados pelo secretário de Transporte, Sean Duffy, e pelo administrador da FAA, Brian Bedford. Eles disseram que voos de carga também serão reduzidos.

Sindicatos e aliados alertam que isso provocará aumentos ainda maiores nos preços de alimentos e outros itens essenciais para os consumidores durante a temporada de festas. “Apenas comprem uma boneca para a criança em vez de duas”, disse Trump — em seu conselho aos pais de todo o país — apenas um dia antes de banquetear-se em um de seus jantares luxuosos.

Obstrução

A solução simples no caso dos controladores de tráfego aéreo: reabrir o governo e pagá-los imediatamente.

Trump ordenou ao Senado, controlado pelos republicanos, que não faça nenhuma dessas coisas, de modo que o fechamento, cada vez mais cruel, está punindo mais americanos a cada dia.

Em vez de falar sobre salvar os subsídios de seguro de saúde para famílias trabalhadoras que dependem da Lei de Assistência Acessível — que os republicanos continuam mantendo como refém — Trump apresentou apenas uma solução para o fechamento do governo: exigir que os republicanos acabem com o filibuster (obstrução).

Isso permitiria que eles fizessem o que quisessem sem ter que prestar atenção aos esforços do Partido Democrata para salvar o sistema de saúde. Os republicanos não querem acabar com o filibuster porque temem, com base nos resultados das eleições desta semana, que os democratas possam estar no controle do Senado dentro de um ano.

Danos econômicos

As ações de Trump estão prejudicando milhões de americanos:

  • cerca de 670 mil funcionários federais estão em licença não remunerada,
  • outros 750 mil continuam trabalhando sem receber e
  • aproximadamente 43 milhões de beneficiários do SNAP não estão recebendo a ajuda alimentar de que tanto precisam.

Os cortes nos voos, além de prejudicar o público e os controladores, causarão danos econômicos severos em muitos estados.

A governadora Kathy Hochul, de Nova York, disse que os cortes vão prejudicar a economia do estado de Nova York, afetando tanto pequenas quanto grandes empresas, além de dificultar a capacidade de muitos viajarem e provocar aumentos ainda piores nos preços para os consumidores de produtos que transportadoras terão mais dificuldade em entregar. Ela está sendo acompanhada por governadores de outros estados que abrigam grandes hubs aéreos.

Sindicatos

Os sindicatos, naturalmente, estão se manifestando contra os cortes nos voos.

A AFL-CIO declarou:

“Dezenas de milhares de trabalhadores do serviço público estão sendo obrigados a trabalhar sem pagamento. O fechamento reduz a fiscalização de segurança, colocando em risco a segurança pública. O sustento dos servidores civis não deve ser reduzido a moedas de troca política. A necessidade urgente é priorizar a segurança dos sistemas de transporte, dos trabalhadores e dos passageiros.”

O líder da maioria republicana no Senado, John Thune, porém, disse incrivelmente que “são as pessoas comuns do Partido Democrata, não os líderes do Partido Democrata (sic), que irão resolver esse fechamento. Eles se levantarão e conterão os elementos da extrema esquerda de seu partido que são responsáveis por isso.”

O fato é que as vitórias esmagadoras dos democratas nas eleições — particularmente a eleição de Mamdani em Nova York e as vitórias em Nova Jersey e Virgínia — foram um mandato para pôr fim à política MAGA. Essa realidade ou passa completamente despercebida para Thune, ou ele está simplesmente revelando que faz parte do perigoso movimento de extrema direita neste país, que opera com a ideia de que pode enganar todas as pessoas o tempo todo.

John Wojcik é editor-chefe do People’s World.

Texto traduzido do People´s World por Luciana Cristina Ruy

(1) A Administração Federal de Aviação (FAA) e o Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT) anunciaram, na noite de domingo, 16, o fim das restrições aos voos domésticos impostas durante a paralisação orçamentária do governo.

Leia também:

Greve nacional expõe conflito entre Starbucks e trabalhadores nos EUA

Banner


COLUNISTAS

QUENTINHAS