
Marcos Bulgarelli (com colete roxo), ex-presidente do Sindnapi, faleceu em 27 de outubro. Sua contribuição à defesa dos aposentados é inesquecível. Foto: redes sociais
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) comunicou, nesta segunda-feira (27), o falecimento de Marcos Bulgarelli, ex-presidente da entidade.
Marcão, como era carinhosamente conhecido, associou-se ao Sindnapi em 2007, durante a gestão de João Inocentini, e desde então dedicou grande parte de sua vida à defesa dos aposentados e pensionistas do Brasil. O falecimento ocorreu na manhã desta segunda-feira, 27 de outubro.
Bulgarelli exerceu o cargo de diretor tesoureiro nas gestões de 2008 e 2013 e foi eleito presidente do Sindnapi para o período de 2017 a 2019. O sindicalista também integrou o Conselho de Administração da Coopernapi entre 2012 e 2018.
Trajetória sindical
Ferramenteiro, como metalúrgico de São Paulo, participou, em 1982 e 1983, da comissão de salário, composta por trabalhadores eleitos em suas regiões para acompanhar as negociações na Fiesp. Na mesma época, também fez parte da comissão de fábrica da Ford Ipiranga, reforçando seu compromisso com a luta dos trabalhadores.

Comissão de Fábrica da Ford Ipiranga, entre 1982 e 1985. Marcos Bulgarelli é o terceiro da esquerda para a direita entre os que estão em pé. Foto: Arquivo do Centro de Memória Sindical
Um legado de alegria e coragem
Nos últimos anos, Marcos travou uma dura batalha contra o câncer, que acabou o vencendo nesta segunda-feira. Mesmo diante das dificuldades, manteve o bom humor, a fé e a paixão pela vida — características que sempre o definiram.
Paulistano, nascido em 30 de dezembro de 1954, no bairro do Belenzinho, e morador de São João Clímaco, era corinthiano fanático e levava para o cotidiano a mesma paixão e energia que demonstrava pelo seu time do coração.
Em nota, o Sindnapi afirmou:
“Dono de um sorriso fácil e de uma presença acolhedora, era querido por todos e será lembrado pela alegria, pela amizade sincera e pelo compromisso com a justiça social.”
O atual presidente do Sindicato, Milton Cavalo, também prestou homenagem em suas redes sociais:
“Marcos Bulgarelli foi um homem de coragem, lealdade e profundo amor pela justiça social. Tive o privilégio de conviver com ele em momentos decisivos da nossa história e testemunhar seu humor leve e sua força inspiradora.”
Assista aqui a uma entrevista que Marcos Bulgarelli concedeu ao jornalista João Franzin, da Agência Sindical em 2017:

































