
Instituto de Economia da Unicamp oferece curso para dirigentes sindicais
Compreender as tendências e dinâmicas do mercado de trabalho é uma competência indispensável na formação de dirigentes sindicais. Trata-se de um campo que exige atualização constante e permanente espaço de debate. Nesse sentido, o Curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo, do Instituto de Economia da Unicamp, cumpre um papel essencial.
Destinado a dirigentes sindicais e profissionais com formação superior que atuam nas áreas de relações de trabalho e sindicalismo, o curso tem como objetivo formar especialistas capazes de analisar as tendências do mercado de trabalho, discutir políticas públicas e participar ativamente de negociações coletivas.
Informações sobre o curso
O curso é lato sensu, gratuito, com duração de 24 meses e aulas presenciais às sextas-feiras, das 8h às 18h. Serão oferecidas até 30 vagas.
As inscrições estarão abertas de 15 de outubro a 14 de novembro de 2025, até às 17h (horário de Brasília), mediante o preenchimento da ficha de inscrição disponível no site da Pós-Graduação do Instituto de Economia da Unicamp.
Requisitos e Inscrições
Podem se inscrever candidatos portadores de diploma de graduação. As inscrições devem ser realizadas online, com o envio dos seguintes documentos:
- currículo,
- diploma,
- histórico escolar e
- cartas de referência.
Os arquivos devem estar no formato PDF e não ultrapassar 8 MB.
A confirmação da inscrição é de responsabilidade exclusiva do candidato.
Clique aqui para baixar o edital
Clique aqui para fazer sua inscrição
Processo de Seleção
A seleção será realizada em duas fases:
- análise de documentos (eliminatória);
- Entrevista (para os aprovados na primeira fase)
A primeira fase terá peso de 40%, e a entrevista, 60%. A nota mínima para avançar à segunda fase é 5,0. As entrevistas serão realizadas remotamente via Google Meet, com gravação para fins de arquivamento.
O resultado final será divulgado no site da Unicamp. As instruções para matrícula serão disponibilizadas juntamente com a lista de aprovados.
A matrícula não será aceita caso o candidato esteja matriculado em outro programa de pós-graduação da Unicamp.
Calendário
- Inscrições: 15/10/2025 a 14/11/2025
- Resultado da 1ª fase: 24/11/2025
- Entrevistas: 01/12/2025 a 04/12/2025
- Resultado final: 12/12/2025
Sobre o Instituto de Economia
O Instituto de Economia (IE) da Unicamp teve origem em 1968, no então Departamento de Economia e Planejamento Econômico (DEPE) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), com cursos de pós-graduação em economia e planejamento econômico — marco considerado como o nascimento do IE/Unicamp.
Criado durante o período da ditadura militar, o Instituto formou importantes quadros do pensamento crítico e da resistência democrática. Sua trajetória é marcada pela diversidade e coerência de seus docentes e pesquisas, que compartilham uma visão própria da economia brasileira e de sua inserção no mundo, consolidando a tradição intelectual conhecida como “Escola de Campinas”.
Atualmente, o Instituto é dirigido pelo Prof. Dr. Célio Hiratuka, pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) e coordenador do Grupo de Estudos Brasil-China.
Leia também: Comerciários de SP conquistam aumento real no Sindicalçados





























