PUBLICADO EM 20 de set de 2025

SINTRABOR defende combate às tarifas unilaterais no Seminário da IndustriAll

Descubra os principais destaques do SINTRABOR no Seminário da IndustriAll em São Paulo, de 15 a 17 de setembro.

O Seminário da IndustriAll discutiu o SINTRABOR e os desafios do comércio mundial entre 15 e 17 de setembro em São Paulo.

O Seminário da IndustriAll discutiu o SINTRABOR e os desafios do comércio mundial entre 15 e 17 de setembro em São Paulo.

Entre os dias 15 e 17 de setembro, a IndustriAll Global Union América Latina e Caribe realizou, no Hotel Blue Tree Premium, em São Paulo, o Seminário Preparatório para o 4º Congresso Mundial da entidade, que será em novembro, em Sidney, na Austrália.

O encontro reuniu representantes de diversos países da região — Brasil, Argentina, México, Uruguai, Suriname, entre outros — para discutir os principais temas que irão compor a pauta do congresso.

Debates estratégicos

Durante os três dias de atividades ocorreu:

  • Deliberações do Comitê Regional de Mulheres da América Latina e Caribe;
  • Análise da CEPAL sobre impactos, desafios e oportunidades no comércio mundial;
  • Palestra do IPEA sobre possibilidades de reindustrialização, integração produtiva industrial e comércio regional;
  • Avaliação da situação sindical, política e econômica no mundo e na região;
  • Tendências e comportamento de governos e empresas na Europa e demais continentes.

A coordenação ficou a cargo do secretário regional da ALC, Marino Vani, e da vice-presidenta, Lucineide Varjão. Os debates também foram acompanhados pelo secretário-geral da IndustriAll Global Union, Atié Hoiê, e pelo secretário-geral adjunto, Kemal Özkan.

Participação do SINTRABOR

O SINTRABOR esteve representado pelo presidente Márcio Ferreira, o vice-presidente Samuel Ferrinho, a diretora Osenilda Alves e o assessor de comunicação Valter Paixão.

Em sua intervenção, Márcio Ferreira apresentou uma proposta conjunta do SINTRABOR e da FENABOR, defendendo que as entidades filiadas à IndustriAll adotem uma posição unificada contra as imposições tarifárias unilaterais do presidente norte-americano Donald Trump.

A sugestão recebeu apoio de todos os participantes e foi formalizada em documento, entregue simbolicamente a Atié Hoiê, Kemal Özkan e Marino Vani, para posterior encaminhamento oficial à secretaria do Congresso.

Relevância para o movimento sindical

Para o presidente do SINTRABOR, o momento exige unidade e firmeza:

“As tarifas unilaterais representam uma ameaça não apenas ao comércio mundial, mas também à soberania dos países e à vida dos trabalhadores. Nossa proposta busca fortalecer a solidariedade internacional e garantir que o movimento sindical tenha uma voz firme e uníssona diante dessas medidas”, destacou Márcio.

O Seminário reforçou o papel da IndustriAll Global como espaço de articulação internacional e preparação estratégica, consolidando as demandas da região para o 4º Congresso Mundial.

Com o apoio de todos os presentes, a propositura do Sindicato foi redigida (ver abaixo a íntegra do documento) e ao final dos trabalhos foi entregue simbolicamente aos companheiros Athié, Kemal e Marino para posteriormente ser enviada oficialmente para a secretaria do Congresso.

Leia aqui a propositura: Posição Unificada contra imposição de tarifas unilaterais e em defesa do multilateralismo

Leia também:

Seminário do Sintrabor aborda saúde mental e filiação ao DIESAT

COLUNISTAS

QUENTINHAS