PUBLICADO EM 10 de set de 2025

Operação Shamar prende mais de 12 mil por violência doméstica no país

Operação Shamar prende mais de 12 mil pessoas, atende 81 mil vítimas e amplia rede de proteção contra violência doméstica no Brasil

Operação Shamar prende mais de 12 mil por violência doméstica no país

Operação Shamar prende mais de 12 mil por violência doméstica no país – Joédson Alves/Agência Brasil

O Ministério da Justiça informou que a Operação Shamar prendeu mais de 12 mil pessoas entre 1º de agosto e 4 de setembro.

A ação nacional combateu a violência doméstica e o feminicídio. Durante o período, 81.368 vítimas foram atendidas e 53.188 medidas protetivas foram aplicadas.

Os agentes também apreenderam 632 armas de fogo, 648 armas brancas e 11.902 munições. Além disso, recolheram mais de 2 kg de drogas.

Conscientização e prevenção

O ministério destacou que, além da repressão, houve atividades de prevenção e conscientização, alcançando 13,6 milhões de pessoas em escolas, comunidades e espaços públicos.

As ações incluíram palestras, rodas de conversa e distribuição de material informativo, incentivando denúncias e fortalecendo a rede de apoio às mulheres em situação de violência.

Mobilização nacional

Segundo o balanço, 65.628 agentes de segurança participaram da operação. Eles realizaram 181.267 procedimentos, integrando diferentes forças policiais, bombeiros e guardas municipais.

De acordo com o diretor da Diopi, Rodney da Silva, a operação marcou a integração entre polícias, Judiciário, Ministério Público e sociedade civil organizada.

Ele ressaltou que a prevenção, a repressão qualificada e o diálogo formam pilares fundamentais para romper o ciclo de violência e proteger mulheres em vulnerabilidade.

Leia também: Encontro fortalece servidoras no enfrentamento à violência de gênero



COLUNISTAS

QUENTINHAS