PUBLICADO EM 09 de set de 2025

Negociação salarial dos frentistas do RJ será retomada hoje

Entenda a negociação salarial dos frentistas no Rio de Janeiro e a luta por reajustes e benefícios justos nesta mobilização

Frentistas do estado do Rio lutam por aumento real nos salários

Negociação salarial dos frentistas do estado do Rio de Janeiro será retomada hoje

A comissão de negociação do Sinpospetro-RJ volta a se reunir com o RJ Postos (sindicato patronal) nesta terça-feira, 9.

Após cinco rodadas de negociação, trabalhadores e empresários não alcançaram consenso sobre o reajuste salarial dos cerca de 7 mil empregados de postos de combustíveis e lojas de conveniência no Rio de Janeiro.

O sindicato patronal manteve a proposta de 5,7% de reajuste. Os trabalhadores, no entanto, rejeitaram essa oferta três vezes.

Mobilização e resistência da categoria

O Sinpospetro-RJ defendeu aumento real nos salários e benefícios, além de um reajuste expressivo no vale-alimentação.

A comissão de negociação reafirmou que não cederá à pressão patronal. O sindicato convocou a categoria a permanecer mobilizada e unida para avançar nas conquistas.

Reivindicações principais

O Sinpospetro-RJ apresentou reivindicações claras: 7,5% de aumento salarial, 20% de reajuste no vale-alimentação, 10% sobre o abono e gratuidade no vale-transporte.

O presidente da entidade, Eusébio Neto, alertou que, sem aumento real, em menos de dois anos o piso da categoria cairá abaixo do salário mínimo.

“O sindicato existe para lutar e defender os direitos dos trabalhadores. Sabemos da angústia na espera do acordo, mas não aceitaremos reajuste insuficiente”, afirmou Neto.

Data-base garantida

A data-base da categoria permanece assegurada. Os empregadores pagarão todo valor negociado retroativamente a 1º de junho.

Leia também: PL na Alesp avança e fixa piso salarial para fonoaudiólogos



COLUNISTAS

QUENTINHAS