PUBLICADO EM 04 de set de 2025

Brasil tem 6º maior crescimento do G20 em 12 meses, diz IBGE

PIB do Brasil cresce 3,2% em 12 meses e garante sexta posição no G20, segundo IBGE, apesar de desaceleração trimestral causada por juros altos

Novo recorde da população ocupada contou com trabalhos com e sem carteira assinada. O IBGE não divulgou quais setores da economia cresceram.

Brasil tem 6º maior crescimento do G20 em 12 meses, diz IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 3,2% em 12 meses até junho, de acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (2).

Esse resultado coloca o país na sexta posição entre os 16 membros do G20 que já apresentaram seus números, atrás de Índia, China e Indonésia.

Na comparação com o segundo trimestre de 2024, o crescimento foi de 2,2%. Já em relação ao primeiro trimestre de 2025, a expansão foi de 0,4%.

Ranking e cenário internacional

A Índia lidera o ranking com alta de 6,8%, seguida por China (5,2%) e Indonésia (5%). O Brasil aparece em sexto lugar, com 3,2%.

Apesar da posição de destaque, o desempenho trimestral mostra desaceleração. O crescimento anterior, entre o quarto trimestre de 2024 e o primeiro de 2025, havia sido de 1,3%.

De acordo com o IBGE, os juros altos explicam parte da retração, já que reduzem consumo e investimentos, enfraquecendo a demanda por bens e serviços.

Perspectivas para o próximo trimestre

A Secretaria de Política Econômica prevê que o terceiro trimestre terá ritmo de crescimento inferior ao atual, ainda impactado pelos efeitos da política monetária.

Contudo, o mercado de trabalho resiliente, aliado ao pagamento de precatórios e à expansão do crédito consignado, pode sustentar a atividade econômica nos próximos meses.

Segundo a SPE, a projeção de crescimento de 2,5% para 2025 tem agora “leve viés de baixa” diante da desaceleração mais forte que a esperada.

Leia também: Mercado reduz previsão da inflação para 4,85% em 2025

Banner


COLUNISTAS

QUENTINHAS