PUBLICADO EM 08 de ago de 2025

Encontro Regional fortalece inclusão de pessoas com deficiência

Evento em Osasco reuniu 27 entidades para debater soluções e desafios na contratação de pessoas com deficiência e reforçar a aplicação da Lei de Cotas

Encontro Regional fortalece inclusão de pessoas com deficiência

Encontro Regional fortalece inclusão de pessoas com deficiência

Na quarta-feira (6), o Encontro Regional sobre Empregabilidade da Pessoa com Deficiência reuniu 27 entidades no auditório da OAB-Osasco.

O evento apresentou boas práticas, relatos inspiradores e soluções para garantir a aplicação da Lei de Cotas como instrumento efetivo de inclusão no trabalho.

Durante a abertura, a gerente regional do Trabalho, Deise Canhisares, destacou a urgência do tema. “A inclusão é possível, necessária e é um direito garantido”, afirmou.

Carlos Aparício Clemente, do Espaço da Cidadania, alertou para a baixa contratação na região.

“Temos vagas abertas e profissionais qualificados, mas falta compromisso empresarial.”

Na sequência, o metalúrgico Renildo, empregado da Cinpal, deu seu depoimento. “Temos capacidade. Dê oportunidade e vamos mostrar nosso potencial”, disse ao público.

Em seguida, Eduardo Halim, do Ministério do Trabalho, fez um resgate histórico da Lei de Cotas e reforçou seu papel constitucional.

“Nosso dever é garantir o cumprimento da lei. A autuação só acontece quando o objetivo não é alcançado”, explicou Halim.

A diretora Solange Cristina, da Secretaria de Emprego de Osasco, apresentou ações locais como feirões de vagas. “A média é de 400 contratações por edição”, informou.

Por outro lado, ela alertou sobre o desafio da permanência. “Empresas e trabalhadores precisam se adaptar mutuamente para garantir a inclusão duradoura.”

Representando o setor privado, Roberta Janine, da Modular, relatou experiências positivas. “Buscamos candidatos ativamente e hoje recebemos muitos currículos por indicação.”

Maria de Fátima, do programa Coexistir, também compartilhou ações de sensibilização que promovem o diálogo entre empresas, sociedade e trabalhadores.

Ao final, os participantes reforçaram a necessidade de união para avançar na inclusão e combater a exclusão no mercado de trabalho.

Leia também: Sindicalista iniciam Jornada Nacional sobre reforma do IR

Banner


COLUNISTAS

QUENTINHAS