PUBLICADO EM 08 de abr de 2025

Colunista: Manoel Paulo

Quatros meses de medo e delírio nos Estados Unidos

O jornalista Manoel Paulo fala sobre a crise dos Estados Unidos e a influência de teorias da conspiração e tarifas bizarras na política atual.

Manoel Paulo

A situação dos Estados Unidos lembra um episódio do podcast brasileiro “Medo e Delírio em Brasília”: um momento distópico e que não tem lastro na realidade, mas convicções em teorias das conspirações de bilionários como é o caso do Elon Musk.

Desde que assumiu a presidência dos Estados Unidos, Donald Trump tem criado mais problemas do que soluções para o seu país.

A última foi o tarifaço que foi imposto ao mundo inteiro o que tem algumas bizarrices, como tarifar as ilhas Heard e McDonald, que só tem focas e pinguins terão que pagar tarifas de produtos importados, só não sabemos quais produtos.

Com o desejo de fazer a indústria estadunidense se tornar relevante novamente, ele resolve taxar todo mundo, mas esquece que, produtos primários, como o aço, ficarão mais caros e por esse motivo o próprio povo dos Estado Unidos pagarão por isso.

Além do tarifaço, achando que por isso os Estados Unidos serão grandes novamente, o país que todos conhecem como o país da liberdade, durante os anos vem mostrando que a liberdade é só para uma parcela de pessoas.
O atual governo tem perseguido pessoas que apoiam o povo palestino e sua liberdade. A interpretação do governo é: “Apoiou o povo palestino, então é a favor do Hamas”.

Universidades estão sendo ameaçadas de cortes em dinheiro público caso não indiquem estudantes que estão apoiando as causas palestinas. Enquanto isso, cidadãos, entende-se brancos, podem usar suásticas e ser abertamente racistas que nada acontecerá.

E por fim, a caça aos imigrantes, que lembra muito a perseguição nazista aos judeus, ao dizer que eles são o grande mal do país e por isso devem ser eliminados, mas esquece que é uma grande força de trabalho em áreas que os cidadãos estunideneses não querem trabalhar.

Tudo isso em quatro meses de governo que já começa a gerar protestos como o visto no último sábado (5 de abril) em que milhares de pessoas se mobilizaram contra Donald Trump em várias partes do país.

Tudo indica que o império está em decadência, o capitalismo fez isso. O lucro em primeiro lugar faz que empresas saiam dos EUA e ainda faz pessoas com trabalho morarem em carros ou barracas, pois não conseguem comprar ou alugar uma casa.

Veremos o que acontecerá, pois o que acontece lá, refletirá em todo o mundo. Só a questão das tarifas pode levar o mundo para uma recessão ainda em 2025.

Manoel Paulo é jornalista e editor do site Mundo Sindical

COLUNISTAS

QUENTINHAS