Em audiência realizada nesta terça-feira (26), o Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região (TRT-2), presidido pelo Juiz Francisco Ferreira Jorge Neto, propôs uma Cláusula de Paz que prevê a suspensão da greve dos trabalhadores da Pepsico até a data da próxima audiência a ser realizada em 02 de dezembro de 2024.
A greve, contra a tentativa arbitrária da empresa de implementar a jornada 6×1 e 6×2, entrou no terceiro dia. De acordo com o Sindicato antes da audiência no TRT eles levaram uma proposta à empresa de jornada de trabalho espanhola como alternativa que funciona com os trabalhadores alternando entre uma semana de 48 horas e uma semana de 40 horas.
“Mesmo com nossas insistentes solicitações para um diálogo construtivo, a empresa se manteve inflexível”, diz o presidente do STILASP, Paulo Henrique Viana da Cruz (Paulão).
De acordo com o comunicado publicado no site do Sindicato, o retorno das atividades da empresa será condicionado à realização de três assembleias com os trabalhadores.
A primeira assembleia será realizada ainda nesta terça-feira, às 22 horas, com o terceiro turno. A segunda assembleia, nesta quarta-feira (27), às 6 horas, com o primeiro turno e a terceira, também na quarta-feira, às 14 horas com o segundo turno.
Na próxima audiência, que acontecerá em 02 de dezembro de 2024, as partes deverão apresentar, no mínimo, duas novas propostas de jornadas de trabalho.
“Continuaremos unidos em busca de uma jornada de trabalho digna, que nos permita desfrutar dos momentos de descanso com nossas famílias, preservando nossa qualidade de vida e saúde física e mental”, diz o comunicado no site.
Trabalhadores de Sorocaba
O comunicado informa ainda que em relação aos trabalhadores da planta de Sorocaba, haverá uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho 15ª Região (TRT-15), nesta quarta-feira (27), às 16 horas.
Leia também: Greve na Pepsico em SP pelo fim da escala 6X1