O SINTETEL declara apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala 6×1.
A PEC, apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), visa extinguir o regime que exige seis dias consecutivos de trabalho para apenas um de descanso, implementando uma jornada semanal de 36 horas, distribuídas em quatro dias, sem redução salarial.
A jornada 6×1 não apenas desgasta fisicamente, mas também priva os trabalhadores de momentos essenciais com a família e amigos, atividades de lazer e oportunidades de desenvolvimento pessoal, como investir na qualificação profissional. Essa desconexão constante do convívio social e familiar pode gerar estresse e problemas de saúde mental.
Garantir aos trabalhadores e trabalhadoras uma jornada aliada à nova realidade mundial na relação capital X trabalho é muito mais que uma questão de produtividade. Trata-se de um compromisso com a dignidade e a qualidade de vida de todos.
A luta pelo fim da jornada 6×1 é, portanto, uma luta por um trabalho mais humano, sustentável e alinhado com os anseios da nossa sociedade atual.
O SINTETEL se une à UGT (União Geral dos Trabalhadores) e aos demais sindicatos e convida os trabalhadores a assinarem a petição, organizada pelo movimento “Vida Além do Trabalho”, que já ultrapassou 2 milhões de assinaturas e tem sido um dos principais instrumentos de pressão popular sobre os parlamentares.
APOIE ESTA LUTA! ASSINE A PETIÇÃO CLICANDO ABAIXO
CLIQUE AQUI e assine a Petição pelo fim da jornada 6 x 1
Trabalhadores e trabalhadoras unidos! Juntos somos mais fortes!
Leia também: Trabalhadores falam sobre expectativa pelo fim da jornada 6×1 | SBT Brasil (12/11/24)