PUBLICADO EM 16 de out de 2024
COMPARTILHAR COM:

Frentistas do RJ farão exames de prevenção ao câncer de mama

SINPOSPETRO-RJ faz campanha do Outubro Rosa e frentistas do RJ farão exames de prevenção ao câncer de mama. Saiba mais!

Frentistas do RJ farão exames de prevenção ao câncer de mama

Como parte da segunda edição da campanha Outubro Rosa do SINPOSPETRO-RJ, um grupo de trabalhadoras de postos de combustíveis e de lojas de conveniência serão submetidas a exames de prevenção ao câncer de mama nesta quinta-feira (17).

As trabalhadoras serão atendidas por uma ginecologista e farão exames de papanicolau, ultrassonografia e mamografia na Climobal, rede de clínicas conveniada ao sindicato.

É importante realizar exames de diagnóstico precoce, uma vez que o câncer de mama raramente causa sintomas nos primeiros estágios e o tratamento precoce tem uma maior chance de ser bem-sucedido.

É recomendado que todas as mulheres com mais de 45 anos façam exames para prevenir o câncer de mama. As mulheres com menos de 45 anos que têm histórico de doença na família também devem fazer o exame.

Fatores de risco

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama são o excesso de peso corporal, a falta de atividade física e o consumo de bebidas alcoólicas.

Os estudos mostram que, através da alimentação, nutrição e atividade física, é possível reduzir em até 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama.

A redução do peso corporal e a prevenção da obesidade, através de uma alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, bem como a redução do consumo de bebidas alcoólicas, são recomendações fundamentais para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Campanha

O objetivo desta campanha é alertar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis que podem contribuir para a diminuição dos casos desta doença.

A diretoria realizará uma reunião com as trabalhadoras no dia 23 de outubro, na sede do sindicato, em Vila Isabel.

O objetivo é consciencializar as trabalhadoras sobre os riscos do câncer de mama.

Leia também: Dia Nacional do Frentista: data poderá ser criada no Congresso

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS