PUBLICADO EM 20 de set de 2024
COMPARTILHAR COM:

Sindicalistas da Força participam da 47ª edição da WorldSkills em 2024

Participação do sindicalista da Força na 47ª edição da WorldSkills em 2024 e a importância das habilidades dos jovens frente aos desafios

Sindicalista da Força participa da 47ª edição da WorldSkills

A cidade de Lyon, na França, sediou de 10 a 15 de setembro a 47ª edição da WorldSkills, maior competição de profissões técnicas do mundo.

O evento acontece a cada dois anos em diferentes cidades do mundo e, em 2024, contou com a participação de 1381 competidores de 72 países.

Representando a Força Sindical no Wordskills 2024, participaram José Pereira, conselheiro do SENAI (Serviço Nacional da Indústria) e Oswaldo Mafra, presidente da Força Sindical Santa Catarina.

De acordo com Pereira, o evento, enfatizou a importância das habilidades dos jovens para enfrentar os desafios globais, como a crise climática e as desigualdades sociais.

Representando o Brasil, competiram 64 jovens, em 56 ocupações ligadas às áreas da indústria e de serviços.

Os competidores foram alunos e ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Para representar o país, eles passaram por treinamentos e seletivas regionais e nacional nos moldes da prova internacional.

Além dos jovens – que disputaram individualmente, em dupla ou trio, dependendo da ocupação -, a delegação contou com técnicos especialistas (expert), líderes de equipe de competidores (team leaders) e intérpretes.

Ao todo, o grupo brasileiro chegou a mais de 170 pessoas.

O Brasil encerrou sua participação na 47ª WorldSkills com oito medalhas, sendo uma de ouro, quatro de prata e três de bronze, além de 27 medalhas de excelência, que reconhecem o desempenho acima da média. O país terminou na segunda colocação no ranking de soma de pontos, atrás da China.

O que é a Wordskills

A WorldSkills é uma competição internacional de educação profissional que acontece a cada dois anos e é considerada a maior do gênero. O evento reúne jovens, instituições de ensino técnico e representantes do governo de todo o mundo.

A competição é composta por provas que simulam o dia a dia de 52 profissões técnicas. Os competidores devem executar os desafios com velocidade e excelência técnica, e ao final, o campeão de cada ocupação é apontado.

A WorldSkills tem vários objetivos, entre eles:

  • Troca de informações sobre as melhores práticas em educação profissional
  • Inspirar jovens a se dedicarem a carreiras técnicas
  • Fornecer um retorno valioso para os competidores, seus países de origem e as empresas e escolas em que estão sendo treinados

A WorldSkills é promovida pela International Vocation Training Organization (IVTO) desde 1950.

Leia também: Sindicalistas se reúnem em Brasília com o Ministério das Mulheres

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS