Líderes da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), entidade filiada à Força Sindical e à CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico), e dos Sindicatos filiados estiveram reunidos hoje, dia 29 de agosto, para o Seminário de Negociação Coletiva que deu início, oficialmente, a Campanha Salarial e Social dos 130 mil trabalhadores no setor industrial químico no Estado de SP.
Os trabalhadores estão distribuídos nos segmentos químicos, plástico, petroquímicos, abrasivos, fertilizantes, cosméticos, tintas e vernizes, entre outros.
Durante o encontro, foram discutidos dados econômicos apresentados pelo DIEESE, desafios do setor, bem como as reivindicações da categoria e estratégias para a Campanha Salarial e Social 2024.
Pré-Pauta de Reivindicação
- Reajuste Salarial: Aumento Real de 2% + Reposição Integral da Inflação (INPC) de nov/2023 a out/2024 (estimado em 4,26%)
- Piso Salarial no valor de R$ 2.400,00
- PLR no valor de 02 pisos salariais
- Cartão alimentação
- Redução da jornada
- Igualdade salarial entre mulheres e homens (Lei 14.611 de 2023)
Próximas etapas
Até o dia 5 de outubro, dirigentes dos Sindicatos filiados, com apoio da FEQUIMFAR, CNTQ, Força Sindical, IndustriALL e ICM, realizarão assembleias em todo o estado de São Paulo para que os trabalhadores apreciem e votem a Pré-Pauta de Reivindicações.
Posteriormente, será realizada assembleia geral na sede da FEQUIMFAR para avaliação das assembleias. Sendo aprovada pela categoria, a Pauta de Reivindicações será entregue ao setor patronal do CEAG 10.
Leia também: Justiça condena posto de combustível por descumprir convenção coletiva do município do RJ