O 5º Congresso Nacional dos Trabalhadores em Telecom encerrou suas atividades na quinta-feira, 20/06 com a aprovação das resoluções temáticas.
Organizado pela FENATTEL – Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecom, o Congresso contou com a participação de e 200 sindicalistas de 14 sindicatos do Brasil, de duas Centrais Sindicais.
Também marcaram presença sindicalistas convidados da Argentina, Itália e República Dominicana.
O tema central do Congresso foi “Somos a Base da Economia Digital e Lutamos pelo Reconhecimento do Nosso Valor”.
Essa chamada central teve como objetivo propor o debate nos diversos segmentos da categoria profissional acerca da importância e do papel de cada segmento de Telecom na vida econômica e social do país.
Os grupos de trabalho debateram os temas programáticos e apresentaram suas resoluções as quais foram votadas e aprovadas pela plenária.
Foram debatidas e apresentadas resoluções para seis temas de grande importância para a categoria. São eles:
- Grupo 1 – Conjuntura e Negociação Coletiva
- Grupo 2 – Mulher
- Grupo 3 – Saúde e Segurança
- Grupo 4 – Diversidade e defesa dos trabalhadores LGBTQIAPN+
- Grupo 5- Juventude
- Grupo – 6 – Comunicação e Formação
Para o presidente da FENATTEL, Almir Munhoz:
“os desafios são imensos para nossas organizações e estivemos neste 5º Congresso, debatendo-os junto com pautas específicas como as negociações coletivas, a inteligência artificial no mercado de trabalho, os direitos da mulher, da juventude, dos afros descendentes contra o racismo estrutural e das minorias como a população LGBTQUIAPN+”, conclui.
Leia também: Mais de 20 mil comerciários aprovam pauta da convenção coletiva 24/25