PUBLICADO EM 20 de jun de 2024
COMPARTILHAR COM:

Troféu Jose Martinez será entregue no Dia da Luta Operária

Comemoração do Dia da Luta Operária de 2024: Relembre os eventos históricos de 1924 e 1964 que marcaram a classe trabalhadora brasileira

Troféu Jose Martinez será entregue no Dia da Luta Operária

Troféu Jose Martinez será entregue no Dia da Luta Operária

Os 100 anos da revolta paulista de 1924 e os 60 anos do golpe militar de 1964, com seus impactos político e econômico na classe trabalhadora do Brasil, marcarão a comemoração do DIA DA LUTA OPERÁRIA de 2024, no próximo dia 9 DE JULHO.

100 ANOS DA REVOLTA DE 1924 – 60 ANOS DO GOLPE DE 1964

MAIS DO QUE VERDADE E MEMÓRIA, JUSTIÇA E REPARAÇÃO!

O Dia da Luta Operária foi instituído pela lei municipal (nº 16.634/17) de autoria do ex-vereador e hoje deputado estadual Donato, em memória da Greve Geral de 1917.

Anualmente é promovido ato alusivo à data por iniciativa do deputado Donato e das centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, CSP-Conlutas, Pública Central do Servidor, Intersindical Central da Classe Trabalhadora, e Intersindical Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora.

Também participam da homenagem o Centro de Memória Sindical, Instituto Astrogildo Pereira, IIEP e Oboré.

Na edição de 2024 do Dia da Luta Operária serão homenageadas seis personalidades com atuação em defesa da classe trabalhadora e pelo fortalecimento do movimento sindical brasileiro.

Receberão o Troféu José Martinez:

MARIA MAENO (médica, com atuação em saúde coletiva e do trabalhador, é pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho)

CARLOS APARÍCIO CLEMENTE (dirigente sindical do Sindicato dos Metalúrgico de Osasco, reconhecido defensor da saúde e segurança do trabalhador e da inclusão social, diretor do Espaço Cidadania).

Concebido pelo artista plástico Enio Squef especialmente para o Dia da Luta Operária o troféu presta homenagem ao sapateiro anarcosindicalista José Martinez que, no dia 9 de julho de 1917 foi baleado por soldados da antiga Força Pública que reprimiam a greve geral que tomou conta de várias empresas na cidade de São Paulo. Seu falecimento dias depois causou enorme comoção.

Homenagem especial (placa de agradecimento)

ISABEL PERES (fundadora e militante da Ação dos Cristãos para Abolição da Tortura);

Homenagens póstumas (placa de agradecimento)

CLODESMIDT RIANI (Ex-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e do Comando Geral dos Trabalhadores – CGT, participou da greve geral de 1953 e da luta pelo abono salarial, em 1962);

VALDIR VICENTE DE BARROS (Preso e torturado pela ditadura militar, foi diretor da CNTI, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e fundador da UGT);

SEVERINO ALMEIDA FILHO (Participou da greve histórica dos marítimos de 1987. Fundador e ex-presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante e fundador da CTB).

Dia da Luta Operária terá entrega de troféu

Dia da Luta Operária terá entrega de troféu

SERVIÇO: DIA DA LUTA OPERÁRIA

Ato político e homenagens
DATA: 9 DE JULHO de 2024 – Terça-Feira
HORA: a partir das 9 horas
LOCAL: Casarão do Sindicato dos Padeiros de São Paulo
ENDEREÇO: Rua Major Diogo, 285, Bela Vista

Leia também: Socióloga Adriana Marcolino assume diretoria técnica do Dieese

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS