Nos últimos meses, o ambiente laboral nos postos de combustíveis do Sul do Estado melhorou significativamente devido ao trabalho de base desenvolvido pelo SINPOSPETRO-RJ.
A visita aos postos, nesta semana, está concentrada nos municípios de Volta Redonda e Barra Mans. A presença constante nas empresas e a atuação efetiva da equipe do SINPOSPETRO-RJ permitiram a correção de diversas irregularidades.
A principal queixa está relacionada ao contracheque. Diversos funcionários denunciaram que não recebem o contracheque, o que dificulta a verificação se os pagamentos estão sendo realizados de forma correta.
Todas as denúncias são encaminhadas ao departamento jurídico do sindicato, que entra em contato com a empresa para resolver o problema.
Eusébio Pinto Neto, presidente do SINPOSPETRO-RJ, disse que o trabalho de base, além de consciencializar, aproxima o trabalhador do sindicato.
De acordo com ele, o sindicato tem a função de defender os direitos dos trabalhadores e, para saber como as empresas procedem, é preciso estar presente nos postos para avaliar o cumprimento das leis e das normas de segurança e saúde.
Assento-NR 17
O assessor de base Pedro Purcino disse que, através do trabalho de base, o sindicato conseguiu que as empresas cumpram a NR 17.
A NR 17 determina que os postos de combustíveis devem disponibilizar assentos com encosto para o frentista descansar entre um abastecimento e outro.
O frentista permanece por longos períodos em pé, o que interfere na diminuição do retorno do sangue venoso, resultando na formação de varizes.
O problema pode se agravar para uma embolia pulmonar, caso haja obstrução de uma artéria pulmonar, colocando em risco a saúde do trabalhador.
Dentista
O aumento no número de atendimentos no ambulatório dentário da subsede de Volta Redonda é consequência do trabalho de base desenvolvido na região.
O sindicato ganhou novos associados que desconheciam esse serviço prestado pela entidade. A dentista Rita Carneiro atende às quartas-feiras, das 8 às 17 horas.
Subsede
Os trabalhadores de Volta Redonda e Região podem entrar em contato com a subsede pelo WhatsApp 21 97075-7900 e solicitar a visita de um representante do sindicato ao posto. A subsede fica na Avenida Nossa Senhora da Conceição, 122, no bairro conforto.
Veja também: Motta mostra otimismo com a Reforma Tributária no evento “Pensar Brasil”