O segundo e último dia da programação da Reunião do 22º Comitê Gestor da Rede Mundial Bridgestone organizado pela IndustriALL Global Union e realizado pelo SINTRABOR, no Hotel Bristol, em Santo André (18 de Junho), foi marcado por relatórios e trocas de opiniões de cada país participante sobre segurança, higiene e ações de saúde dos trabalhadores e empresas, e ainda os esforços dos Sindicatos para a eliminação dos acidentes e doenças do trabalho.
Foram citados como exemplos: Campanhas de Prevenção de Acidentes, Sessões de Estudos de Segurança, Combate de Acidentes Semelhantes, Patrulhas de Segurança, Comitês de Gestão de Mão de Obra e Grupos de Estudos relacionados ao Ambiente Térmico, Manuseio de Substâncias Químicas e Saúde Mental.
Também foi debatida a eficácia das Campanhas com Cartazes Temáticos sobre Saúde e Segurança fixados nos Locais de Trabalho, onde fizeram uso da palavra os Companheiros Josué da Purificação do SindBorracha de Camaçari, Jesus Mansilla do SUTNA, Dirane Selala do NUNSA e Alejandro Valério da IndustriALL Regional da América Latina.
O Presidente do Sintrabor, Márcio Ferreira, falou sobre o trabalho de organização do SINTRABOR em relação aos Cipeiros, e lembrou da realização de Seminários Gerais e Regionais, principalmente com o fim da pandemia da COVID a partir de 2022. Segundo ele, a intenção do Sintrabor é intensificar ainda mais essas ações tendo como ideal acabar com os acidentes de trabalho.
É importante destacar a apresentação do Sindicato Nacional do Borracheiros do Japão (JRC), onde o companheiro Nobuhiro Sato falou do lema que a sua entidade faz questão de propagar aonde quer que vá: GOANZEN NI ! que traduzido para a nossa língua significa: TENHA UM DIA SEGURO ! E com esse pensamento foram encerrados os debates sobre segurança.
Leia aqui sobre o primeiro dia da Reunião:
Leia também:
Sintrabor divulga cartilha sobre CIPA: história, função e benefícios para o trabalhador