A campanha Abril Verde visa disseminar e sensibilizar toda a comunidade sobre a importância da implementação de medidas de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Ao longo deste mês dedicado à causa, é promovida uma reflexão coletiva sobre a importância de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, tanto para empregadores quanto para trabalhadores.
Estatísticas de Acidentes
Desde sua criação, evidências demonstram um aumento na conscientização dos direitos dos trabalhadores, com a implementação de práticas de segurança no local de trabalho e a supervisão regulamentar por parte das autoridades competentes.
Segundo dados da Previdência Social, entre 2011 e 2022 foram registrados 7.506.055 acidentes de trabalho. Desse total, 5.050.836 foram acidentes envolvendo homens e 2.447.812 envolvendo mulheres. Em 2011, os homens representaram 70,86% dos acidentes, enquanto em 2022 essa taxa caiu para 64,16%. Por outro lado, as mulheres representaram 29,14% em 2011 e 35,84% em 2022. Apesar do aumento no número de acidentes entre os homens em 2022, houve um aumento de 22% entre as mulheres, enquanto os homens registraram uma redução de quase 10%.
Bom para a sociedade como um todo
Antes do dia 28, em 07 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa data é uma oportunidade para abordar questões sérias e importantes relacionadas à saúde dos trabalhadores e da sociedade em geral, promovendo a conscientização e estimulando políticas públicas para o bem-estar da população.
A campanha Abril Verde destaca a necessidade de implementar medidas preventivas nos ambientes de trabalho, visando criar condições laborais mais seguras e saudáveis. E também reforça a importância da regulamentação adequada, da supervisão eficaz e da formação contínua em questões de segurança e saúde ocupacional.
Investir em prevenção não apenas protege a integridade física e mental dos trabalhadores, mas também contribui para a produtividade das empresas e para o desenvolvimento sustentável da sociedade como um todo.
Portanto, o Abril Verde serve como um lembrete poderoso de que a saúde e a segurança no trabalho são direitos fundamentais que devem ser garantidos e promovidos incessantemente, visando um ambiente laboral mais justo, humano e responsável.
Com colaboração de Sintrabor
Leia também: Cigarro eletrônico: Anvisa mantém proibição no país