PUBLICADO EM 05 de abr de 2024
COMPARTILHAR COM:

Marinho: Trabalhadores devem debater processo de inovações tecnológicas

A afirmação foi do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho durante a “Conferência CT&I e o Mundo do Trabalho” sobre inovações tecnológicas

"Trabalhadores devem debater processo de inovações tecnológicas"

“Os trabalhadores, precisam debater o processo de inovações tecnológicas que vive o mundo”, afirmou o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho

As Centrais sindicais e Dieese realizaram, nesta sexta-feira (5) a “Conferência CT&I e o Mundo do Trabalho”, na sede do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

O objetivo foi realizar um debate propositivo sobre a relação entre CT&I e o Mundo do Trabalho de modo a sistematizar elementos que contribuam para os debates que serão realizados na 5ª. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – V CNTI com o tema “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”.

Assista:

 

Promoveram este evento, em parceria com o Dieese, a CUT, Força Sindical, CSB, CTB, Nova Central e UGT.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho participou do encontro e afirmou que organizar a participação social, os trabalhadores e trabalhadoras neste debate é fundamental.

“A sociedade, especialmente os trabalhadores, precisam debater o processo de inovações tecnológicas que vivemos, não só no Brasil, mas no mundo”.

Além do ministro Marinho participara da mesa dos debates da Conferência:

  • secretário-geral adjunto da Comissão Organizadora da V CNCTI, Anderson Gomes,
  • presidentes das Centrais Sindicais,
  • presidente do SindCT e representante do Fórum das Carreiras de Ciência e Tecnologia, Fernando Morais Santos e
  • diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto Jr.
"Trabalhadores devem debater processo de inovações tecnológicas"

“As inovações tecnológicas no ambiente de trabalho foram uma conquista dos trabalhadores”, afirmou Juruna.

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, Juruna foi um dos representantes das centrais sindicais que participou do encontro.

Juruna destacou que os trabalhadores serem chamados para este debate é um fator positivo.

“Nós trabalhadores estamos presentes neste debate, tendo em vista que as inovações tecnológicas no ambiente de trabalho foram uma conquista dos trabalhadores”, afirmou Juruna.

O sindicalista ressaltou que todas as futuras inovações tecnológicas devem passar por um debate que envolva os trabalhadores.

“Os sindicatos estão cada vez mais envolvidos nos debates com expressiva participação nos Conselhos Municipais, Estaduais e Federais, com o apoio de técnicos qualificados para apresentar propostas que ajudem a melhorar ainda mais o ambiente de trabalho”.

Juruna reforçou ainda que quanto mais presença sindical organizada no ambiente de trabalho, mais o movimento sindical vai influenciar o debate das inovações tecnológicas.

“Essas mudanças tecnológicas só poderão ser incorporadas se houver sindicato forte, participação popular e presença nos espaços das Câmaras federal, estadual e municipal”.

Assista a participação do secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna):

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (V CNTI) com o tema “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido” será realizada em Brasília entre os dias 04 e 06 de junho de 2024.

A Conferência tem por objetivo analisar os programas, planos e resultados da Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023 e propor recomendações para a elaboração da ENCTI para o período de 2024-2030.

Clique AQUI e saiba mais sobre a V CNCTI.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS