O Diário, jornal impresso e portal de notícias da cidade de Mogi das Cruzes, com circulação por todo Alto Tietê, realizou nesta terça-feira (6) a demissão coletiva de todos os trabalhadores de sua redação.
A empresa também comunicou aos seus empregados o encerramento das atividades do jornal impresso, que completou 66 anos no final do ano passado.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo repudia a demissão em massa do veículo e presta solidariedade aos funcionários e funcionárias que ficaram sem seus postos de trabalho no dia de hoje.
A entidade está acompanhando com atenção todo o processo e buscará nos próximos dias uma reunião com a direção da empresa para acompanhar os desligamentos.
Segundo relatos dos trabalhadores, a empresa vinha apresentando sinais de desinteresse pelo veículo impresso, apesar da grande circulação do jornal na região.
O veículo gradativamente estava migrando para a plataforma digital.
A justificativa patronal é que eles buscarão um modelo com menores custos e com terceirizações, abrindo mão de profissionais altamente especializados das redações do impresso.
Experiência
Os jornalistas demitidos fazem parte de um raríssimo grupo que une competência e experiência fora dos grandes centros.
Além de jovens profissionais, jornalistas que acumularam mais de 30,40 e até 50 anos de trabalho no impresso foram demitidos no dia de hoje.
Esses profissionais puderam ajudar a formar uma geração de jornalistas que atuam em grandes redações no país, além de narrar os acontecimentos relevantes para a população do Alto Tietê.
Leia também: STILASP fortalece luta de trabalhadores da Heineken de Jacareí/SP