Hoje, 26 de janeiro, o coordenador da Comissão Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conatenf), Jefferson Caproni, expressou sua gratidão à gestão do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em nome da presidente Dra. Betânia Santos, e aos conselheiros federais, por priorizarem o projeto que se tornou o programa Pós-Tec Enfermagem, contemplando os profissionais com especializações gratuitas.
A Conatenf, criada em 2015 pela gestão do ex-presidente Manoel Neri, estimulou e aprovou a ampliação da resolução de especialidades encaminhada pela comissão com o apoio da gestão, tornando o Pós-Tec Enfermagem o maior programa de especialização técnica de nível médio do país .
O programa, que é uma parceria entre o Cofen e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), oferece cinco cursos de especialização nas áreas de: “Cuidado ao Idoso na perspectiva da Saúde Coletiva”; “Cuidados ao Paciente Crítico Adulto”; “Cuidado Crítico ao Paciente Neonatal”; “Enfermagem em Centro Cirúrgico/Instrumentação Cirúrgica” e “Enfermagem em Urgência e Emergência /APH”.
Jefferson Caproni, que é presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo, ressaltou a importância do programa para a valorização e o aperfeiçoamento dos técnicos de enfermagem, que representam a maior força de trabalho da enfermagem brasileira. Ele também sugeriu que o próximo Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) de 2024 tenha o primeiro encontro de especialistas do Brasil do nível técnico, para promover a troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais.
A gestão da Dra. Betânia Santos foi fundamental para a criação e o sucesso do Pós-Tec Enfermagem, que surgiu como uma resposta à demanda dos técnicos de enfermagem por atividades de aperfeiçoamento e capacitação profissional. A presidente do Cofen, que assumiu o cargo em 2020, tem como uma de suas principais bandeiras a valorização da categoria e o progresso do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em diversas ocasiões, ela expressou seu desejo de que os alunos aproveitem ao máximo o conhecimento, os recursos e as oportunidades oferecidas pelo programa, que tem como objetivo transformar a realidade social e consolidar a enfermagem como ciência e profissão valorizada no contexto da saúde brasileira .
Além disso, as resoluções do Cofen nº 0523/2016 e nº 0584/2018, que dispõem sobre a especialização de técnicos de enfermagem, demonstram o comprometimento da instituição em promover a qualidade e a segurança na assistência prestada pelos profissionais. Essas resoluções estabelecem critérios e requisitos para a especialização técnica na área da enfermagem, bem como ampliam as especialidades técnicas disponíveis para os técnicos de enfermagem, permitindo que eles se especializem em áreas específicas de atuação. Essas resoluções refletem o reconhecimento da importância da capacitação e do aprimoramento dos profissionais de enfermagem de nível técnico, que são essenciais para a equipe de saúde e para o atendimento aos pacientes.
Por fim, vale lembrar da luta que Jefferson Caproni, coordenador da Conatenf, teve para a realização desse programa, que é fruto de uma demanda histórica dos técnicos de enfermagem por especialização. Em 2018, no Congresso Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, ele já defendia a realização do primeiro congresso com a matéria de especialidades do nível médio. Hoje, graças à sua persistência e à parceria com o Cofen, ele pode compartilhar com todos essa novidade, que é motivo de orgulho e celebração para os profissionais que se tornaram especialistas.
Para saber mais sobre o Pós-Tec Enfermagem, acesse a Cartilha Informativa do Pós-Tec Enfermagem ou o site do Cofen.
Leia também:
Elisangela Barboza Alves Nogueira
Maravilhosa iniciativa e realização para uma área tão grande como a dos técnicos de enfermagem, Jefferson sempre fazendo a diferença na obra da enfermagem ,parabéns!!!!