Várias atividades estão programadas pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi para este mês de outubro relacionadas ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º.
O intuito é proporcionar novos conhecimentos, elevar a autoestima, e melhorar a qualidade de vida dos participantes. A entidade também integra eventos em diversas partes do país.
“O Sindnapi sempre esteve focado na saúde, segurança e bem estar do aposentado, pensionista e do idoso. Entendemos que este mês é muito importante para aquele que é o responsável pela nossa existência e vamos oferecer atividades voltadas para esse tripé que sustenta o sindicato”, afirma Milton Cavalo, presidente da entidade.
Na próxima sexta-feira (6) acontece o tradicional Baile de Halloween, com animação da Banda Alto Astral, a partir das 16 h.
A sede nacional do Sindicato, na rua do Carmo, 171, no centro de São Paulo, será o palco do baile.
Já no dia 10, às 14h, haverá a apresentação de Coral Saúde, e dança de salão, com grupos formados nos cursos oferecidos pelo Sindnapi, em comemoração ao Dia do Idoso.
Também será oferecido um café da tarde aos participantes.
O Coral Saúde, segundo o maestro André Laitino, “tem basicamente pessoas da terceira idade”.
“Hoje o coral tem 30 integrantes, mas devemos ter 16 na apresentação por ser um dia de semana. Apresentaremos música popular e erudita”, afirma.
No dia 18 acontece o Café com Palestra, com a doutora Letícia Andrade, que falará sobre o “Estatuto do Idoso – Conhecer para Transformar”.
O evento acontece a partir das 9h30, na sede nacional do Sindnapi.
Letícia é assistente social, com pós doutorado em Serviço Social, e especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
Outras atividades estão previstas nas subsedes do Sindnapi em todo o Brasil durante a mês de outubro.
Desde o início do mês
As atividades do “mês do idoso” começaram no dia 29 de setembro quando a subsede do Sindnapi no Espírito Santo realizou, em parceria com a comissão estadual de defesa da pessoa idosa OAB capixaba, o evento Palestra e café da Manhã “20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa”.
Já em Brusque, Santa Catarina, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa da cidade, Maria Roseli Beuting, que também a coordena a subsede do sindicato no estado, organizou a “1ª Caminhada da Pessoa Idosa, que saiu da Praça Barão de Schneburg até a Fundação Cultural, na praça da Cidadania, com apoio do SESC, UDESC, Droga Raia.
Leia também:
Café com Elas: evento propõe reflexões sobre o espaço feminino na política
Frentistas do Rio restabelecem diálogo com a Justiça do Trabalho