O SINPOSPETRO-RJ – Sindicato dos Frentistas do RJ, visando proteger a saúde do trabalhador, vai cobra dos postos de combustíveis a instalação de assento na pista de abastecimento para que o frentista possa descansar no período em que não estiver atendendo os clientes.
Já está surtindo efeito a campanha de orientação realizada pelos Frentistas do RJ na Baixada Fluminense. O diretor Reinaldo Pinheiro e o assessor de base Henrique Oliveira trabalham para que as empresas cumpram o que determina a NR 17, que trata das Regras de Ergonomia.
Em visita ao Posto Rural, em Seropédica, o diretor dos Frentistas do RJ, Reinaldo Pinheiro, constatou que a empresa disponibiliza assento para os funcionários.
Para reduzir os riscos à saúde dos frentistas, o sindicato incluiu na pauta de reivindicações da Convenção Coletiva do Estado do Rio de Janeiro 2023/2025 a cláusula que obriga a instalação de assentos nos postos de combustíveis.
Conforme o item 16-1 da NR 17, nas atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, as empresas devem colocar assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores nos intervalos de atendimento entre clientes.
As empresas que não cumprem a norma regulamentadora estão sujeitas à penalidade que pode levar até à suspensão das atividades.
Além de verificar o cumprimento das normas de segurança, a diretoria em visita aos postos orienta os trabalhadores sobre o andamento da negociação salarial da categoria.
Negociação salarial dos Frentistas do RJ
No próximo dia 21 de agosto, a diretoria do SINSPOSPETRO-RJ volta a reunir com os representantes dos donos de postos de combustíveis para discutir a pauta de negociação salarial.
No último encontro, o sindicato pediu a reposição da inflação acumulada entre junho de 2022 e maio de 2023, mais 5% de aumento real nos salários e no abono.
A diretoria exige, ainda, que o valor do vale-alimentação passe para R$ 300,00.
A diretoria assegurou a data-base da categoria, dessa forma, tudo o que for acordado durante a negociação salarial será pago retroativo a 1º de junho.