O intercâmbio foi organizado pela JILAF em conjunto com a Rengo, instituiçõe sindicais do Japão e o programa permitiu a troca de experiências entre Brasil, Colômbia, Argentina e México.
Nesta primeira semana de intercâmbio e debates, participantes do programa exploraram a história e o presente dos sindicatos e centrais sindicais dos trabalhadores no Japão.
Diversos temas foram abordados, incluindo negociação coletiva, saúde e qualidade de vida dos trabalhadores no Japão e na América, participação juvenil na política e causas sociais para aprimorar as condições de trabalho e a seguridade social.
Além disso, a delegação da Força Sindical, representada por Samuel Alves da Silva, conhecido como FERRINHO, vice-presidente do SINTRABOR (Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo) , e a companheira Bruna Pamela da Silva Silva, do SINDEC (Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre-RS), apresentaram um resumo da situação do Brasil, enfocando o papel importante na retomada e fortalecimento da Democracia, a valorização da negociação coletiva, a luta pelo emprego e a qualidade de vida da população brasileira.
Durante o programa, os participantes da América Latina também visitaram uma fábrica para adquirir conhecimento prático e enriquecer a discussão com experiências concretas. Essa iniciativa representa um passo significativo na busca por direitos fundamentais para os trabalhadores no Japão, na América latina e a população em geral.
Leia tambem: Japão e Espanha avançam para as quartas da Copa do Mundo feminina