Dirigentes da Força Sindical, e das demais centrais sindicais brasileiras participam, nesta segunda-feira (5), da abertura da 111ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT, no Palácio das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça. O evento, que começou hoje (05/06), acontece até o dia 16 de junho.
Vale destacar que, neste ano, a Conferência acontece num contexto e conjuntura global muito complexo, principalmente pela instabilidade política, econômica e social em nível mundial e também após a crise humanitária da Pandemia Covid-19, e os conflitos de guerras, crise de migração, mudança climática, altas taxas de desemprego e desigualdade social na maioria dos países do mundo.
Durante as duas semanas de trabalho, serão debates temas importantes e relevantes para os trabalhadores e a população em geral, tais como: aprendizagem, proteção social, transição justa, política industrial, desenvolvimento sustentável, trabalho decente e luta global pela justiça social, entre outros assuntos.
Destaque para o fato de que, pela primeira vez em mais de 100 anos, a OIT está sendo dirigida por um negro, de origem africana, o que consideramos positivo, e um bom sinal para as mudanças tão necessárias e urgentes no planeta.
Participaram da solenidade de abertura, representando a Força Sindical, Antônio de Souza Ramalho, Vice-presidente da Força Sindical, Jefferson Caprioni, presidente do SINSAUDE São Paulo, Ruth Coelho Monteiro, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, e Ortelio Palacio Cuesta, Assessor especial de Relações Internacionais da Força Sindical, e do SINTRABOR.