PUBLICADO EM 10 de abr de 2023
COMPARTILHAR COM:

Sindicato dos Comerciários SP lança cartilha e-comerce

Lançamento foi durante evento que promoveu debate sobre o advento teconológico e seus impactos no mercado de trabalho

Comerciários fazem debate sobre novas tecnologias e trabalho e lançam cartilha/Foto: Arquivo do Sindicato

Comerciários fazem debate sobre novas tecnologias e trabalho e lançam cartilha/Foto: Arquivo do Sindicato

 

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP) realizou, na manhã desta quinta-feira (06/04), o Lançamento da cartilha “E-commerce” e o livro: “Novas Tecnologias, Trabalho e Emprego”.

O trabalho realizado pelo SECSP, faz uma análise qualitativa sobre o contexto da indústria de telecomunicações, que integra sobre a propagação do processo de digitalização da economia, sobre tudo, no que se refere as empresas, plataformas de trabalho no Brasil e os deslocamentos da 4º Revolução Industrial no mercado de trabalho.

O evento, idealizado pela diretora do Sindicato Rosilania Correia Lima, a Lana, abriu a discussão sobre o advento tecnológico e seus impactos no mercado de trabalho, principalmente nos setores de comércio e serviço.

Participaram da mesa de abertura José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do SECSP, Cleonice Caetano, secretária de Saúde e Segurança do Trabalho do Sindicato, Maria Edna Ferreira de Medeiros, do Sintetel, Lana, anfitriã e diretora do SECSP e Victor Pagani, do Dieese.

Edson Ramos, secretário Geral do SECSP pediu uma salva de palmas em homenagem a todos e todas vítimas da Covid-19, enalteceu a realização do evento como uma discussão fundamental para o movimento sindical.

O lançamento da cartilha contou com a presença de convidados como: Washington Vicente da Fonseca, presidente do Sincomerciários de Santos e Região, Nivaldo Honório da Silva, tesoureiro do Sindcine, Gilberto Almeida, presidente dos Motoboys, Arlita Marli Andrade, vice-presidente SEC-ABC, Hermes Reis, vice-presidente do Sintraresp, entre outros.

O SECSP teve participação por meio dos seus diretores Cremilda Bastos, Isabel Kausz, Isaias Roberto da Silva, Maria das Graças da Silva Reis, Manuel Correia e Aparecido Tadeu Plaça.

A produção da cartilha teve o objetivo de esclarecer, abrindo para a discussão e reflexão sobre as vantagens e desvantagens do e-commerce, assim como explicar os conceitos de loja virtual, Marketing Place e as tendências para que os trabalhadores e trabalhadoras do comércio possam compreender melhor a transformação digital e se preparar para as mudanças do mercado.

Além disso, o evento foi a oportunidade de debater sobre as constantes mudanças tecnológicas e seu papel de conectar pessoas e empresas.

Victor Pagani ressaltou que a Pandemia de Covid-19 antecipou tendências que, para o mundo do trabalho. “Estamos em um processo acelerado de introdução de novas tecnologias no mundo e no mercado de trabalho e a pandemia tornou isso mais rápido”

Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, ressaltou a importância de debater este tema.

Leia também: 9º Congresso UFCW | Sindicalismo além das fronteiras

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS