No dia 16 de março de 2023, o Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou o retorno da tarifa de 16% sobre importação de pneus no transporte rodoviário e de cargas. O Sindicato dos Borracheiros de São Paulo comemorou a medida como uma vitória após uma série de protestos da categoria.
Desde o início de 2021 o informativo “O Borracheiro!” vem denunciando a retirada da tarifa como uma manobra do governo anterior (de Jair Bolsonaro) para promover a desindustrialização e o desemprego no país, neste caso, entre os borracheiros. Foram meses de lutas por todo o país, com apoio de outras categorias e da Força Sindical.
Só após a mudança de governo foi possível reverter a medida nefasta. O retorno da tarifa expressa, neste sentido, um contexto de maior diálogo com o governo, que vem demonstrando maior interesse nas reivindicações da classe trabalhadora. Leia aqui, no Boletim da Federação dos Borracheiros, Fenabor, o comunicado dos dirigentes sindicais sobre a volta da tarifa:
Veja aqui o histórico de lutas em uma linha do tempo preparada pela assessoria do Sintrabor:
Leia também o Boletim Digital “O Borracheiro” sobre o intercâmbio entre o Presidente Márcio e Companheiros Colombianos: