Diretores e militantes do sindicato dos trabalhadores em transportes rodoviários de Santos participam de seminário sobre reforma sindical, nesta quinta-feira (30), em Ribeirão Preto.
‘Novos desafios para o movimento sindical’ é o tema do evento da Fttresp – Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo, das 8h30 às 17h30, com presença de magistrada do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Fttresp é a federação dos cerca de 1,5 milhão de trabalhadores da categoria no estado de São Paulo, presidida por Valdir Pestana, também presidente do sindicato de Santos.
A negociação coletiva de trabalho pelas bases sindicais será um dos temas das palestras e dos debates. A reforma deverá ser enviada pelo presidente Lula ao congresso nacional no segundo semestre.
Amadurecer a resistência
“As discussões, nestes primeiros seis meses do ano, são fundamentais para o amadurecimento das propostas dos trabalhadores, que encontrarão fortes resistências”, diz Pestana.
Seu vice-presidente no sindicato, Alberto Simões ‘Betinho’, que integra a delegação, salienta que “as entidades de base precisam ser valorizadas pelo contato direto e diário com os trabalhadores”.
O secretário-geral do sindicato, Eronaldo Oliveira ‘Ferrugem’, destaca que “forças contrárias aos trabalhadores se empenharão para inviabilizar ou esvaziar de direitos a reforma”.
Fortalecer os sindicatos
O diretor jurídico, Wálter Gomes ‘Mineiro’, concorda: “É nosso dever subsidiar o governo com boas propostas e fortalecê-lo, para que supere as dificuldades e as concretize”.
“Da mesma forma pensa o secretário-adjunto Antônio Lima ‘Toninho’: “O congresso nacional é majoritariamente representativo de segmentos contrários aos trabalhadores. Precisamos nos fortalecer”.
Também participam os diretores Ailton Santos, Ivo Santos, Esmeraldo Santos, Antônio Reis, Raimundo Freitas e os militantes Victor Pestana ‘Vitinho’ e Elenilson Araújo.
Professor universitário
O advogado do sindicato Everton Oliveira ‘Betão’, pós-graduado em direito do trabalho e pós-graduando em especialidade previdenciária, também está no seminário.
A palestra inicial, após café da manhã e abertura, foi do advogado e professor da UFPR (universidade federal do Paraná), Sandro Lunardi Nicoladeli.
Às 11 horas, o advogado e procurador aposentado do MPT (Ministério Público do Trabalho), Raimundo Simão de Melo, falou sobre sustentabilidade sindical.
TRT presente
Às 13h30, após almoço, houve debate e apresentação de caminhos para alavancar o crescimento dos sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais.
A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Tereza Aparecida Asta Gemignani falará, às 15 horas, sobre negociações e convenções coletivas.
O evento é no Hotel Wyndham Garden, centro de convenções da cidade, na avenida Wladimir Meirelles Ferreira, 856, bairro Jardim Botânico.