Os metalúrgicos do ABC iniciaram ontem a eleição do primeiro turno dos representantes para a escolha dos representantes em 45 CSEs (Comitês Sindicais de Empresas) e um CSA (Comitê Sindical dos Aposentados) nas fábricas da categoria. A votação segue hoje e o Sindicato conta com a ampla participação dos sócios e sócias. No total, serão eleitos 162 membros para compor a Direção Plena no triênio de 2023 a 2026.
“Nós temos os CSEs que estão no chão de fábrica, que é um instrumento importante para a nossa organização. Para ser diretor no Sindicato, o companheiro tem que ser eleito na fábrica na qual ele trabalha para depois fazer parte desta chapa”, disse o dirigente que concorre pela chapa de representantes na Mercedes.
O secretário-geral dos Metalúrgicos do ABC, Claudionor Vieira, destacou que o Sindicato só tem o protagonismo que tem no país devido a organização no local de trabalho, o que aconteceu graças as lutas do conjunto da classe trabalhadora. “Os votos dos sócios e sócias fortalecem a organização no local de trabalho e as nossas lutas no Sindicato. Participe do processo eleitoral”, chamou.
De acordo o edital de convocação das eleições, os candidatos eleitos no primeiro turno serão proclamados ao final da apuração de votos amanhã e divulgados posteriormente na Tribuna Metalúrgica. Nos dias 25 e 26 de abril, acontece o segundo turno para a escolha do presidente, Conselho da Executiva da Direção e Conselho Fiscal.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC