O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), aposta no aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 reais para conquistar parte do eleitorado brasileiro, mas pesquisa do Datafolha aponta que a medida não apresenta os resultados esperados.
O instituo entrevistou 2.556 pessoas em 183 cidades de forma presencial na última quarta-feira (27) e quinta-feira (28). Segundo os dados coletados pela pesquisa, 56% das pessoas dizem que o novo valor do Auxílio Brasil é insuficiente, 36% classificam como suficiente e 7% avaliam o montante como mais do que suficiente.
Entre aqueles que recebem o benefício, 54% consideram o valor insuficiente, 38% avaliaram como suficiente e 8% afirmam ser mais do que suficiente.
A mesma pesquisa foi realizada em maio quando o valor ainda era de R$ 400 e 69% dos beneficiários disseram que o valor era insuficiente, 29% classificavam como suficiente e 2%, como mais do que suficiente.
Benefício eleitoreiro
A pesquisa também teve a pergunta se o pacote de benefícios teria motivação eleitoral, já que o pagamento dos benefícios acabará no final do ano, 61% afirmaram que o principal objetivo é o de ganhar votos para o presidente.
Para 31%, o objetivo é ajudar as pessoas e 6% veem as duas motivações em conjunto.
Mesmo com os benefícios que serão pagos e as reduções no preço do combustível, Bolsonaro ainda continua em segundo lugar nas pesquisas.
com informações da Folha de São Paulo