No próximo sábado, dia 16, ocorrerá o ‘3º Encontro de Comunicadores e Ativistas Digitais’ em Porto Alegre. O evento terá início às 9h e será realizado no auditório do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) – Sindicato, na Avenida Alberto Bins, 480, bairro Centro Histórico.
Esta iniciativa é promovida pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e pela Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais (BlogProg). A participação no evento é gratuita, e os interessados podem se inscrever através de um link, tendo a opção de participar presencialmente ou virtualmente.
Com o apoio do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), este evento reunirá jornalistas, ativistas e comunicadores populares e contará com a presença do Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, bem como do coordenador do Barão de Itararé, Altamiro Borges.
O propósito do Encontro é discutir e promover soluções para a Comunicação Ativista, Popular e Comunitária, em meio ao cenário de proliferação de desinformação. E também fomentar o surgimento de novas ideias para uma Comunicação comprometida com o povo, com os trabalhadores e com os moradores das periferias.
O evento contará com duas mesas de debates. A primeira, intitulada ‘Para democratizar a comunicação (as regulações das mídias tradicionais e digitais)’, terá a presença de Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Leonardo Rodrigues Echevarria, do Comitê Gaúcho do FNDC, além de Katia Marko e Paulo Pimenta. O segundo painel consistirá em uma roda de diálogo para discutir propostas de fortalecimento das mídias alternativas, comunitárias e públicas, culminando na aprovação da Carta de Porto Alegre.
Charge: Laerte
Para se inscrever clique aqui
Democratização da Comunicação: Lula fala sobre prioridades do governo à mídia independente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira (7) profissionais da mídia independente no Palácio do Planalto. Durante 90 minutos, Lula abordou todos os assuntos que considerou marcantes entre a eleição e seu primeiro mês de governo. Voltou a lembrar que a vitória eleitoral não foi um feito qualquer, diante do volume de dinheiro público gasto por Jair Bolsonaro. E observou que o bolsonarismo ainda está ativo e precisa ser superado. Não só com a defesa intransigente da democracia, mas também com resultados práticos das ações de governo na vida das pessoas. Clique aqui para continuar lendo.
Leia também:
Debate ao vivo: Colaboracionismo e Ditadura; Responsabilização e o caso Folha