PUBLICADO EM 26 de ago de 2025

3ª Conferência MetalMulheres será em setembro

CNTM promoverá nos dias 12 e 13 de setembro de 2025 a 3ª Conferência Nacional Da Mulher Metalúrgica – Metalmulheres

3ª Metal Mulheres será nos dias 12 e 13 de setembro

3ª Metal Mulheres será nos dias 12 e 13 de setembro

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) promoverá, nos dias 12 e 13 de setembro de 2025, a 3ª Conferência Nacional da Mulher Metalúrgica – METALMULHERES.

O evento será realizado de forma presencial no Centro de Lazer do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, localizado em Praia Grande, no litoral paulista.

Compromisso com a equidade

Com o tema “Gênero, Equidade, Diversidade e Inclusão – Uma agenda sindical transformadora”, a Conferência vai promover um debate amplo e participativo sobre questões centrais para as trabalhadoras metalúrgicas de todo o Brasil.

O presidente da CNTM, Miguel Torres, destaca que o encontro reforça o compromisso da entidade e dos sindicatos em ampliar a voz das mulheres.

Além disso, de acordo com ele, a Conferência fortalecerá políticas de equidade e diversidade no setor metalúrgico, promovendo avanços concretos para a categoria e para a sociedade brasileira como um todo.

De acordo com a Secretária da Mulher e Assuntos de Igualdade de Gênero, Maria Rosângela Lopes, o evento vai valorizar de forma significativa a participação feminina nos sindicatos.

Ela acrescenta ainda que a Conferência reforça a luta por igualdade e inclusão, pontos fundamentais para transformar as relações de trabalho dentro da indústria metalúrgica.

Protagonismo feminino no sindicalismo

A diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de SP e Mogi das Cruzes, Alzira Lima, ressalta a importância do grupo Metal Mulheres para essa agenda transformadora.

De acordo com ela, os debates serão essenciais para promover igualdade de gênero, ampliar direitos trabalhistas e garantir maior participação feminina no movimento sindical brasileiro.

Ainda de acordo com Alzira, o encontro debateu estratégias de enfrentamento das desigualdades e formas de fortalecer a luta coletiva em defesa das trabalhadoras.

“Nosso objetivo é reunir as mulheres metalúrgicas para refletir sobre conquistas, desafios e fortalecer a luta”, afirmou a dirigente sindical, uma das responsáveis pela organização do evento.

Por fim, a sindicalista Mônica Veloso enfatiza que o Metal Mulheres representa um espaço de resistência, organização e protagonismo feminino.

“Queremos ampliar a voz das trabalhadoras, debater nossos direitos e garantir igualdade nas fábricas e nos sindicatos”, concluiu Mônica, destacando a relevância do encontro.

Leia também: Químicos participaram do lançamento de crédito para Indústria 4.0

COLUNISTAS

QUENTINHAS