PUBLICADO EM 01 de out de 2024
COMPARTILHAR COM:

1º de Outubro: Dia do Idoso

Dia Primeiro de Outubro comemoramos o Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso. Em nome do SINAB, José Avelino Pereira (Chinelo) homenageia e parabeniza todos os idosos e idosas do Brasil.

Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso

Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso

O Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, foi instituído pela ONU em 1991 para reconhecer a contribuição dos idosos à sociedade e promover a conscientização sobre os desafios do envelhecimento.
A data busca reforçar o respeito, os direitos e a dignidade da pessoa idosa, incentivando a inclusão e o combate à discriminação etária. Além disso, destaca a importância de políticas públicas que garantam saúde, segurança e qualidade de vida para essa população, promovendo um envelhecimento ativo e saudável.

Envelhecimento e saúde

Uma vida mais longa traz consigo oportunidades, não apenas para os idosos e suas famílias, mas também para a sociedade como um todo. A longevidade oferece a chance de buscar novas atividades, como educação adicional, uma nova carreira ou perseguir um objetivo há muito negligenciado. As pessoas mais velhas também contribuem de muitas maneiras para suas famílias e comunidades, no entanto, a extensão dessas oportunidades e contribuições depende muito de um fator: saúde.

No Brasil, a Lei nº 10.741/2003, instituiu o Estatuto da Pessoa Idosa – uma legislação específica destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Em 2006, a Lei nº 11.433 escolheu 1º de outubro (data da promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa) como Dia Nacional do Idoso e determinou, em seu parágrafo único: “Os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso ficam incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade”.

No âmbito da saúde, a Portaria MS nº 2.528/2006, revisada pela Portaria de Consolidação nº 2/2017, aprovou a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, cuja finalidade primordial é recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. É alvo dessa política todo cidadão e cidadã brasileiros com 60 anos ou mais de idade.

Fonte: Ministério da Saúde e Sinab

Leia também:

Sindnapi faz atos, em todo País, em defesa da Previdência Social

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS